Notícias

Comarca de Arapongas realiza curso de Capacitação de Facilitadores


COMARCA DE ARAPONGAS REALIZA CURSO DE CAPACITAÇÃO DE FACILITADORES

Nesta primeira etapa do curso de Justiça Restaurativa, os participantes realizaram as técnicas de círculos de sensibilização e de construção da paz

A Vara de Família e Sucessões e Anexos da Comarca de Arapongas promoveu entre os dias 21 de junho e 12 de julho, em parceria com o Programa Justiça Restaurativa e Cultura da Paz da Universidade Estadual de Maringá, o primeiro curso de Capacitação de Facilitadores da Justiça Restaurativa da Comarca de Arapongas.

A capacitação é composta por 2 módulos, nesta primeira etapa foi efetuada a capacitação básica do facilitador para realização de círculos de sensibilização e de construção da paz.

No segundo módulo, de formação avançada, o objetivo será a capacitação de facilitadores para a realização de círculos de resolução de conflitos. Essa segunda parte deve acontecer ainda neste ano.

Curso

As aulas foram ministradas pelos professores Paulo Roberto de Souza, Nilza Machado Souza e Maria Estela Trintinalha, docentes da Universidade Estadual de Maringá, e contou com a participação de quarenta e dois profissionais estratégicos para divulgação e inserção da proposta restaurativa como método de enfrentamento da situação de conflito e/ou violência na comunidade de Arapongas e região. Dentre os profissionais estavam: advogados, psicólogos, assistentes sociais, professores, servidores públicos do Judiciário e do Executivo, membros da polícia civil e da guarda municipal, integrantes de organizações da sociedade civil, o comandante da companhia local da Polícia Militar, uma Juíza de Direito e um vereador do Município de Londrina.