Notícias

Comarca de Cornélio Procópio realiza projeto de cidadania voltado a estudantes


COMARCA DE CORNÉLIO PROCÓPIO REALIZA PROJETO DE CIDADANIA VOLTADO A ESTUDANTES

Iniciativa é voltada para cerca de 1.500 alunos de 15 escolas públicas

Neste ano, um projeto realizado no Juizado Especial da Comarca de Cornélio Procópio está oferecendo palestras sobre conceitos de justiça e cidadania em escolas públicas da região. Entre os dias 25 de setembro e 23 de outubro foram atendidos cerca de 1.100 alunos. A previsão é de que 1.500 sejam contemplados até o dia 27 de novembro.

Intitulada “Justiça e Cidadania nas Escolas”, a iniciativa teve início com o envio de ofício ao Núcleo Regional de Educação e à Secretaria Municipal de Educação solicitando a formulação de um cronograma com as escolas que gostariam de receber as palestras. A adesão foi expressiva, e ao todo serão realizadas 19 palestras, nos períodos matutino e noturno, nas 15 escolas públicas da Comarca.

Durante as exposições, os alunos são orientados sobre a atuação do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, e das Polícias Civil e Militar. Além disso, também são abordados conceitos básicos de justiça e cidadania. Com os estudantes do ensino médio também foram abordados temas inerentes aos direitos políticos e a importância do voto. Eles receberam um material sobre esse assunto, elaborado pela Justiça Eleitoral. A convite do Comandante do Tiro de Guerra, será também proferida palestra para aproximadamente 70 atiradores.

Além de buscar o esclarecimento sobre as temáticas abordadas, o projeto pretende demonstrar a importância da participação de todos na efetivação da Justiça e criar uma proximidade da sociedade com a figura do Juiz e do Poder Judiciário.

O projeto é uma iniciativa da Juíza Vanessa Aparecida Pelhe Gimenez e conta com a participação da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), com indicações práticas acerca do ingresso na carreira e da atuação institucional, e com o apoio de servidores da comarca.