Notícias

Comitiva de magistrados do Paraná visitará a China no mês de março

Um grupo de magistrados paranaenses visitará a China no mês de março. "Em dezembro passado, comitiva com oito juízes chineses e de Taiwan, visitou o Tribunal de Justiça do Paraná. Na ocasião, fomos convidados a retribuir a visita, para conhecer o sistema jurídico chinês e travar contato com a cultura milenar daquele país. Agora, no próximo mês de março, comitiva com dezesseis juízes e desembargadores paranaense visitará China e Taiwan. Todas as despesas correrão por conta de cada um dos magistrados, que pagarão do próprio bolso as passagens, estada e alimentação", afirma o presidente do tribunal de Justiça, desembargador Miguel Kfouri Neto.

Todos os magistrados eu integrarem essa comitiva estarão em gozo de férias regulamentares. Portanto, não haverá nenhum prejuízo ao erário.

"A iniciativa visa a aproximar povos com formações culturais, científicas e jurídicas distintas, em tempos de globalização. Tais experiências também se revelam importantes para os magistrados, homens do seu tempo – e sempre abertos a aprender com a sabedoria do povo chinês", diz o presidente Miguel Kfouri Neto.

A China é o segundo maior parceiro comercial brasileiro – o que torna imprescindível que tenhamos juízes com a mente voltada para seu tempo e seu povo, na análise de eventuais demandas geradas por esse intenso relacionamento comercial.

"É a magistratura do Paraná que se lança no cenário internacional. Primeiro, na Alemanha; a seguir, na Itália; depois, na China – e também noutros países, sempre com o oferecimento de intercâmbio, para que os juízes de outros países também vivenciem a realidade brasileira", explica o presidente do TJ/PR. "Na França, por exemplo, estágios noutros países, para conhecer o sistema judiciário, são obrigatórios – e custeados pelos respectivos Tribunais", acrescenta.

O grupo que viajará à China terá dez magistrados indicados pela presidência do Tribunal, três pela Amapar e três pela Escola da Magistratura.