Notícias

Conferência irá discutir enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes nesta quinta no Boqueirão


CONFERÊNCIA IRÁ DISCUTIR ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NESTA QUINTA NO BOQUEIRÃO

O evento faz parte da XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, cujo tema é Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências

O Fórum Descentralizado do Boqueirão, em parceria com a Promotoria de Justiça da Comunidade do Boqueirão e com a Defensoria Pública do Paraná, irá promover nesta quinta-feira (17/5) a “Conferência Livre do Boqueirão 2018 – Prevenção e Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, no Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais da Secretaria de Educação do Paraná.

O evento faz parte da XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, cujo tema é Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências. Ele é destinado a estudantes de 19 escolas estaduais da regional do Boqueirão, em Curitiba, e também a adolescentes atendidos por projetos sociais.

O principal objetivo é ouvir a perspectiva dos jovens em relação à problemática da violência sexual, para que os órgãos ligados ao sistema de justiça e à rede de proteção à infância e juventude possam delinear ações mais efetivas nessa área. Também se busca com essa ação estimular o protagonismo juvenil na definição de políticas públicas.

Plano de Enfrentamento da Violência Sexual

No dia 18 de maio de 2017, por ocasião do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Juiz Fábio Ribeiro Brandão, em conjunto com representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, organizou um evento no Fórum para tentar encontrar soluções para articular os atores envolvidos no combate à violência contra crianças e adolescentes.

A partir dessa data decidiu-se organizar um grupo de trabalho para criar uma proposta mais efetiva dentro dessa temática, resultando no Plano de Enfrentamento da Violência Sexual para a regional do Boqueirão. Diversos encontros foram realizados entre os órgãos do sistema de justiça e os atores da rede de proteção, nos quais foram delineadas ações para o combate a esse tipo de violência, entre elas a realização da Conferência Livre.

O evento desta semana, no qual haverá participação ativa das crianças e dos adolescentes da região, é uma dentre 14 ações propostas no Plano, e terá a participação da Juíza Giani Maria Moreschi, do Promotor Eduardo Alfredo Monteiro, e da Defensora Pública Patrícia Rodrigues Mendes, além das Psicólogas Patrícia Lages e Thaís da Costa.

Segundo um levantamento no ano de 2016, a regional do Boqueirão, formada pelos bairros Alto Boqueirão, Boqueirão, Hauer e Xaxim, ocupava a quarta posição em número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, com 155 ocorrências, do total de 1.377 registradas em Curitiba.

Programação

13h30 – Credenciamento

14 h – Abertura do evento

– Eduardo Alfredo de Melo Simões Monteiro (Promotor de Justiça)

– Patrícia Rodrigues Mendes (Defensora Pública)

– Giani Maria Moreschi (Juíza de Direito)

14h20 – Introdução ao tema “Violência sexual contra crianças e adolescentes”

– Patrícia Lages (Psicóloga do Ministério Público do Paraná).

– Thaís da Costa (Fênix)

15h10 – Coffee Break

15h25 – Ciranda de discussão

17 h – Apresentação das propostas

18 h – Encerramento

Serviço

Público Alvo: Adolescentes

Data: 17 de maio de 2018 - 13h30 às 18h

Local: Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais - Rua Salvador Ferrante, 1.651, Boqueirão, Curitiba (PR).

Inscrições: Até o dia 15 de maio, nesta página.