Notícias

Corregedoria-Geral da Justiça apresenta projeto para facilitar processo de adoção


CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA APRESENTA PROJETO PARA FACILITAR PROCESSO DE ADOÇÃO

O objetivo do Projeto é dar visibilidade às crianças e aos adolescentes cadastrados para adoção e que não encontram pretendentes habilitados no Cadastro Estadual ou Nacional de Adoção

Nesta terça-feira (13/3), o Desembargador Rogério Kanayama, Corregedor-Geral da Justiça; o Desembargador Ruy Mugiatti, Presidente do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e Juventude do Paraná (CONSIJ); e o Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Sérgio Luiz Kreuz apresentaram na Corregedoria-Geral da Justiça o Projeto A.DOT, em execução há quase um ano.

O A.DOT é um aplicativo, de acesso exclusivo para habilitados à adoção, por meio do qual será possível a consulta ao cadastro de crianças e adolescentes que estão em condições de adoção. Além disso, constarão do aludido aplicativo vídeos gravados por voluntários selecionados e capacitados pelo Instituto RPC, nos quais as crianças e adolescentes irão narrar suas histórias e expor suas expectativas.

O objetivo do Projeto é dar visibilidade às crianças e aos adolescentes cadastrados para adoção e que não encontram pretendentes habilitados no Cadastro Estadual ou no Nacional de Adoção.

Para a implantação e desenvolvimento do A.DOT, a Corregedoria-Geral da Justiça conta com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região e com o auxílio do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude do Paraná (CONSIJ), da Agência Bla & Blu, do Grupo de Apoio à Adoção Consciente (GAACO), da CEJA e do Instituto RPC.

A ação é mais uma medida adotada pela atual gestão da Corregedoria-Geral para aperfeiçoar e acelerar os processos de adoção, compromisso fixado na Meta n° 13 do Plano de Ação para o biênio 2017/2018.

Para cumprimento da meta, promoveram-se, no ano de 2017, o 1º Congresso Internacional de Acolhimento Familiar e o 1° Curso on-line de Preparação de Pretendentes à Adoção, organizados pelo Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral Sérgio Luiz Kreuz. Realizaram-se os eventos, respectivamente, com a finalidade de destacar as vantagens do acolhimento familiar em comparação ao institucional, bem como informar e orientar os pretendentes à adoção sobre os procedimentos processuais e demais aspectos psicossociais que envolvem o processo adotivo.

O evento contou, ainda, com a participação dos Desembargadores Mário Nini Azzolini, Mário Ramidoff, Fábio Dalla Vecchia e Roberto Antônio Massaro, da Desembargadora Ivanise Maria Tratz Martins, dos Magistrados da Região Metropolitana da Comarca de Curitiba, Promotora de Justiça Luciana Linero, e de Nazaré Ruiz, representante da Fundação de Ação Social (FAS). Além disso, a apresentação realizou-se com o apoio da Escola de Servidores da Justiça Estadual do Paraná (ESEJE).

Para mais informações acesse a página da Corregedoria-Geral da Justiça.

Texto: Corregedoria-Geral da Justiça.