Notícias

Corregedoria-Geral encaminha aos Magistrados Comunicado nº 2 do NUMOPEDE


CORREGEDORIA-GERAL ENCAMINHA AOS MAGISTRADOS COMUNICADO Nº 2 DO NUMOPEDE

O Núcleo é composto por Juízes e servidores com a incumbência de elaborar estudos que visam identificar, com base em dados estatísticos, ações provenientes de fraudes ou irregularidades que mais se repetem nas comarcas do Estado

Em cumprimento ao deliberado no 77º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil, o Conselho da Magistratura aprovou a criação do Núcleo de Monitoramento de Perfis de Demandas (NUMOPEDE). O núcleo tem a função de reunir informações sobre a distribuição de ações, perfis de demanda e ações predatórias, com a finalidade de aprimorar a prestação jurisdicional do Estado do Paraná.

O Núcleo é composto por Juízes e servidores com a incumbência de elaborar estudos que visam identificar, com base em dados estatísticos, ações provenientes de fraudes ou irregularidades que mais se repetem nas comarcas do Estado. Com essas informações, apresentam-se soluções gerenciais, de acordo com cada realidade encontrada. Após, o núcleo emite alertas aos Juízes, por meio de “Comunicados”, encaminhados aos Magistrados pelo Sistema Mensageiro e também compilados na página eletrônica da Corregedoria-Geral.

O COMUNICADO Nº 2 informa que o Núcleo identificou, em várias ações que tramitam nos Juizados Especiais do Estado, comprovantes de residência similares, notadamente em contas de operadoras de celular – que possuem semelhante código de barras, número de identificação de débito automático e quantidade de ligações, apesar de estamparem o nome de pessoas diferentes, que exigem especial atenção.

A implantação do NUMOPEDE, criado, em 2016, na Corregedoria-Geral da Justiça de São Paulo, levou os Tribunais de Minas Gerais e do Maranhão, entre outros, a adotar o mesmo modelo.

No dia 1.12.2017, sob a coordenação de Juízes da Corregedoria-Geral da Justiça de São Paulo, realizou-se a 1ª Reunião de Trabalho para o desenvolvimento do NUMOPEDE NACIONAL, oportunidade em que houve a apresentação do projeto e se convencionou criar uma rede nacional entre as Corregedorias que estimule a troca de experiências para o desenvolvimento de soluções para as ações de massa ou que envolvam grandes litigantes, bem como para casos de fraude, que prejudicam o bom funcionamento da Justiça, e que podem se repetir em vários Estados.

O núcleo funciona por meio das informações enviadas pelos próprios Magistrados. De acordo com a Corregedoria-Geral, várias situações já foram encaminhadas pelos Juízes e estão sendo analisadas pela equipe, com posterior comunicação a todos os Magistrados para fins de orientação.

Mais informações sobre o NUMOPEDE na aba restrita “Espaço do Magistrado” na página eletrônica da Corregedoria-Geral.

Texto: Corregedoria-Geral da Justiça