Notícias

Corregedoria-Geral implanta programa 5+5s em 3 unidades judiciárias


CORREGEDORIA-GERAL IMPLANTA PROGRAMA 5+5S EM 3 UNIDADES JUDICIÁRIAS

Desenvolvido em cumprimento à Meta Institucional nº 2, do Plano de Ação da Corregedoria-Geral da Justiça para o biênio 2017/2018, o programa segue a filosofia japonesa do Kaisen

O Programa 5+5S avança pelo Paraná! Realizaram-se 3 novas implantações nas últimas semanas, o que demonstra o interesse do 1º Grau de Jurisdição no aprimoramento das práticas, na busca da melhoria dos ambientes, no exercício da cidadania e na modernização do serviço público.

Desenvolvido em cumprimento à Meta Institucional nº 2, do Plano de Ação da Corregedoria-Geral da Justiça para o biênio 2017/2018, e inspirado no tradicional Programa 5S, elaborado pelo Professor Kaoru Ishikawa, o Programa segue a filosofia japonesa do Kaisen, que se traduz como a busca pela melhora contínua, concretizada por meio de ações que podem ser praticadas por todos.

Requisitado pelos Magistrados André Carias de Araujo, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania das Varas de Família do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba; Vanessa de Souza Camargo, da 1ª Vara de Execuções Fiscais Estaduais do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba; e Pamela Dalle Grave Flores Paganini, da Vara da Infância e Juventude, Família e Sucessões, Acidentes do Trabalho, Registros Públicos e Corregedoria do Foro Extrajudicial da Comarca de Paranaguá, o Programa foi implantado com sucesso diante da participação irrestrita de servidores e estagiários das supracitadas Unidades.

Motivados e capacitados pelos sensos comportamentais, os servidores dedicaram-se, com afinco, para “colocar a casa em ordem”. Os resultados foram sentidos logo após a realização do “Dia D”, com a melhora da qualidade de vida e da integração entre todos, com ambientes mais organizados, limpos e saudáveis. Sobre a implementação do programa, Felipe Guimarães, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania das Varas de Família de Curitiba, comentou que: “se mostrou um sucesso, visto que todos aderiram e estão sempre cuidando e auxiliando a equipe para que o ambiente esteja sempre organizado, apenas com os materiais essenciais para o cotidiano. Além disso, foram disponibilizadas as cartilhas explicativas, bem como passadas orientações aos que não puderam comparecer por motivos particulares, referentes às mudanças e os cuidados necessários para que os conhecimentos ministrados na implementação do Programa não sejam perdidos conforme o decorrer do tempo”.

A eficácia do Programa é aferida por meio do monitoramento da execução e dos resultados, por avaliadores treinados. Ao final, as Unidades poderão ser certificadas com o selo de qualidade do Programa. 

Para mais informações, acesse a página da CGJ.

Texto: Corregedoria-Geral da Justiça.