Notícias

COVID-19: Primeira sessão por videoconferência do TJPR acontece na segunda-feira (18/5)


COVID-19: PRIMEIRA SESSÃO POR VIDEOCONFERÊNCIA DO TJPR ACONTECE NA SEGUNDA-FEIRA (18/5)

Órgão Especial inaugura o formato virtual de deliberações colegiadas, que serão transmitidas pelo canal TJPR-Sessões

Na segunda-feira (18/5), o Órgão Especial (OE) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) realizará a primeira sessão de julgamento por videoconferência da história da instituição. As deliberações dos Desembargadores em feitos públicos serão transmitidas pelo canal TJPR-Sessões, no YouTube – projeto já previsto pela Administração da Justiça estadual e acelerado em razão da pandemia da COVID-19.

As transmissões online e o uso da videoconferência nas sessões do TJPR fazem parte do processo de digitalização e modernização da Justiça paranaense, iniciado em 2007 com a criação do processo eletrônico (Projudi) e ampliado em agosto de 2019 com a implantação do Plenário Virtual em 2ª instância. 

Nova dinâmica de julgamentos complementa as medidas para conter a COVID-19 

O formato de julgamentos colegiados por videoconferência foi determinado pela Instrução Normativa nº 5/2020. Por meio da interação virtual em áudio e vídeo, os magistrados assistirão às sustentações orais e julgarão processos administrativos e feitos jurisdicionais não incluídos ou retirados do Plenário Virtual. Antes da pandemia causada pelo novo coronavírus, tais ações eram apreciadas e debatidas presencialmente.

A utilização da videoconferência nas sessões do TJPR contribui para a manutenção da prestação jurisdicional durante o período de isolamento necessário para conter a disseminação do novo coronavírus. Ela também complementa as medidas determinadas em março pela Presidência da instituição para combater o avanço da doença, como o fechamento dos edifícios do Poder Judiciário e a adoção do trabalho remoto.

Para garantir a realização do novo formato de julgamentos e a adaptação dos colaboradores à dinâmica das sessões por videoconferência, durante o mês de maio, magistrados e servidores foram treinados a distância pela equipe do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) do TJPR.

Como acessar e se inscrever no canal TJPR Sessões no YouTube

O link abaixo permite acesso direto ao canal do Tribunal no YouTube, onde as sessões do TJPR serão transmitidas. Ao acessá-lo, no canto superior direito da tela você verá um retângulo vermelho com a palavra “inscrever-se”: clique e se inscreva no canal. Depois de concluir a inscrição, aparecerá, no mesmo espaço, a palavra “inscrito” e ao lado dela um “sininho”. Ative-o também para receber as notificações dos vídeos que serão postados no canal.

---

Inscreva-se no canal TJPR-Sessões

Acesse a Instrução Normativa nº 5/2020.