Notícias

Desembargador Clayton Camargo se aposenta do TJPR após 25 anos de serviços prestados como Juiz


DESEMBARGADOR CLAYTON CAMARGO SE APOSENTA DO TJPR APÓS 25 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS COMO JUIZ

Magistrado exerceu, também, carreira no Ministério Público e foi Presidente da Justiça estadual em 2013

Nesta sexta-feira (5/3), o Desembargador Clayton Coutinho de Camargo se aposentou do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) em razão de ter completado 75 anos, a idade limite para o exercício da magistratura. 

Sua despedida foi realizada na quinta-feira (4/3), durante a sessão da 1ª Câmara Criminal da Corte paranaense, transmitida ao vivo pelo Canal das Sessões do YouTube. Os membros da Câmara presentearam o Desembargador Clayton Camargo com uma lembrança em homenagem ao magistrado. 

Não devemos nos entristecer com as despedidas, posto que necessárias para a maior alegria dos reencontros, eternizando em nossas lembranças desses anos todos de fraterno convívio, o quanto pautados pela emoção. Não nos devemos deixar entristecer. Neste momento, a soma do sentimento de nostalgia e do conjunto de acontecimentos vividos no passado, associados a momentos de felicidades e a tantos e tantos outros vividos, fundamentaram, todos eles, a minha existência ao longo da minha vida e influenciaram a pessoa e o profissional que sou hoje”, declarou o magistrado durante a sessão. 

Toda a carreira do Desembargador Clayton Camargo se desenvolveu no âmbito forense. Em 1964, ingressou no TJPR como servente; formou-se bacharel pela Faculdade de Direito de Curitiba, em 1973; e chegou ao cargo de assessor jurídico no Tribunal. Trabalhou, ainda, em cartório criminal. 

Em 1974, após concurso, ingressou no Ministério Público como promotor substituto na comarca de Foz do Iguaçu. Exerceu, também, suas funções nas comarcas de Campo Largo, Palmeira e Paranaguá. Efetivado na carreira em 1976, atuou nas comarcas de Mandaguari, Bocaiúva do Sul, Colombo, Assis Chateaubriand, Ponta Grossa e Curitiba. 

Foi Coordenador Geral da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor no ano de 1988 e alcançou o cargo de Procurador de Justiça em 1990, tendo integrado o Conselho Superior do Ministério Público no biênio 1991/1992. 

Em 20 de abril de 1995, por meio da vaga do quinto constitucional destinada ao Ministério Público, foi nomeado Juiz do Tribunal de Alçada, onde assumiu a presidência para o biênio 2002/2003. Em sua gestão foi responsável pela instalação do Tribunal de Alçada em sede própria, criação de câmaras especializadas e elevou o número de juízes de 50 para 75 magistrados. Articulou politicamente a fusão dos tribunais de Alçada e de Justiça. No dia 12 de setembro de 2003, foi promovido ao cargo de Desembargador do TJPR.   

Eleito Presidente da Corte estadual, assumiu no dia 1º de fevereiro de 2013, para o biênio 2013/2014. Renunciou ao cargo no dia 24 de setembro de 2013, por motivos de saúde.