Notícias

Desembargador Costa Barros aposenta-se do TJPR e é homenageado na 12ª Câmara Cível

O desembargador Roberto Sampaio da Costa Barros foi homenageado nesta quarta-feira (26) antes da apreciação dos recursos da pauta de julgamentos da 12 ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná. Ele se aposenta no dia 5 de novembro ao atingir o limite de idade para permanência no serviço público. "Em nome do Tribunal de Justiça agradeço a Vossa Excelência pelo seu empenho, profissionalismo e pelas sábias decisões. O desembargador Costa Barros foi destaque para a magistratura com exemplos que servem para todos nós", disse o 1º vice-presidente do Tribunal, desembargador Onésimo Mendonça de Anunciação.

Também outros colegas magistrados, advogados, promotores e servidores ao se manifestarem falaram da grande contribuição que Costa Barros deu à magistratura paranaense e de como o admiram pela sua "marca registrada" – o bom humor –, pela serenidade e pela capacidade de compreensão da alma humana, qualidades que enobrecem   o magistrado na prestação jurisdicional e na busca da pacificação social. "Sinto-me envaidecido com esta homenagem e a presença de todos. Termino esta fase com o sentimento do dever cumprido nesses 44 anos dedicados à magistratura paranaense", afirmou o desembargador Costa Barros.  

Curitibano, formado em 1968 pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, Costa Barros foi aprovado em  concurso público para Juiz Substituto, exercendo as funções nas comarcas de Ponta Grossa, Ipiranga, Teixeira Soares, Cândido de Abreu, Castro, Piraí do Sul, Sengés e Jaguariaíva. Depois, como Juiz de Direito atuou em Congoinhas, Colombo, Foz do Iguaçu e Curitiba. Em 1995 foi removido para o cargo de juiz de Direito Substituto em Segundo Grau. Em 1999 foi para o Tribunal de Alçada e em fevereiro de 2005 promovido a desembargador.