Notícias

Desembargador Irajá Romeo Hilgenberg Prestes Mattar se aposenta do TJPR após 50 anos de magistratura


DESEMBARGADOR IRAJÁ ROMEO HILGENBERG PRESTES MATTAR SE APOSENTA DO TJPR APÓS 50 ANOS DE MAGISTRATURA

Magistrado possui a mais longeva carreira da Justiça nacional e teve seu trabalho reconhecido, ano passado, com a Medalha Excelência Judiciária

Nesta quarta-feira (26/5), o Desembargador Irajá Romeo Hilgenberg Prestes Mattar se aposentou do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), após 50 anos e 180 dias atuando na magistratura. Ao todo, prestou mais de 58 anos de serviço. 

O magistrado é o primeiro do país a exercer a atividade jurisdicional por tanto tempo, tendo recebido, em 10 de dezembro de 2020, a Medalha Excelência Judiciária, em sessão do Pleno do TJPR, pelo seu jubileu de ouro na Magistratura. 

Era membro, por antiguidade, do Órgão Especial (OE) do TJPR, tendo realizado a sua despedida do OE na sessão de 17 de maio. Compunha, ainda, a 3ª Seção Cível, tendo encerrado a sua atuação, neste órgão, na sessão de 14 de maio. A última sessão da qual participou foi realizada na terça-feira (25/5) pela 6ª Câmara Cível, onde atuou por quase 17 anos.  

“Em sessão contenciosa do egrégio Órgão Especial, a última que participei, confessei a minha ‘vontade de permanecer em atividade, porque a devoção ao trabalho sempre me foi extremamente prazerosa, entretanto, cônscio da inevitável e prenunciada chegada do remate da minha longeva e abençoada carreira’, assegurei ‘indene de dúvida, que sou um homem feliz e plenamente realizado no ofício da magistratura que muito cedo abracei’, confortando-me ‘acreditar que um dia a saudade deixará de ser dor para se tornar história a ser contada com gáudio e para sempre guardada em minhas melhores reminiscências’”, declarou o magistrado durante a sua despedida na sessão da 6ª Câmara Cível. 

Formado pela Universidade de São Paulo (USP) em 1968, o Desembargador Irajá Prestes Mattar iniciou a carreira como Juiz Substituto em 1970 na Comarca de Londrina, após aprovação em concurso. Em 1977, foi nomeado para o cargo de Juiz de Direito da Comarca de Carlópolis. Judicou também nas Comarcas de Jaguariaíva, Francisco Beltrão, Maringá e Curitiba.  

Em 22 de março de 1996 foi nomeado Juiz do Tribunal de Alçada e, no dia 6 de dezembro de 2004, foi promovido ao cargo de Desembargador do TJPR. Foi, ainda, Juiz do Tribunal Regional Eleitoral e presidiu o órgão em 2011, tendo sido responsável pela implantação do cadastro biométrico de 1,3 milhão de eleitores de Curitiba, o primeiro em uma capital brasileira. 

 

Clique nos links abaixo e conheça mais sobre a atuação do magistrado no TJPR 

Assista à entrevista concedida pelo Desembargador no programa “História do Judiciário” no Youtube. 

Leia a notícia “Irajá Prestes Mattar é o primeiro magistrado do país a completar 50 anos de atividade jurisdicional”, de dezembro de 2020, quando o Desembargador recebeu a Medalha Excelência Judiciária. 

Confira a matéria “História do Judiciário Paranaense - Desembargador Irajá Romeo Hilgenberg Prestes Mattar, escrita pelo Desembargador Robson Marques Cury.