Notícias

Desembargador Joatan Marcos de Carvalho lança livro de poesias no TJPR

Foto: IRWL

DESEMBARGADOR JOATAN MARCOS DE CARVALHO LANÇA LIVRO DE POESIAS NO TJPR

Evento marcou também o lançamento de coleção em homenagem à poetisa paranaense Helena Kolody

Com a presença de magistrados, familiares, advogados e escritores, foi realizado nesta quinta-feira (14/6), na Sala de Lanches do Prédio Anexo ao Palácio da Justiça, o coquetel de lançamento do livro “Poema que Vale a Pena”, de autoria do Desembargador aposentado Joatan Marcos de Carvalho.

A obra, editada pela Bonijuris, é o primeiro exemplar da Coleção Helena Kolody, que ao todo será composta de 20 livros de autores paranaenses, em uma homenagem à poetisa. A obra do Desembargador Joatan traz um conjunto de poemas que são o resultado de um estudo feito por ele dos livros escritos por Helena Kolody, entre os anos de 1945 e 2007.

A coleção é uma iniciativa da Academia de Letras José de Alencar (ALJA), na qual o magistrado ocupa a cadeira nº 36. A advogada Anita Zippin, Presidente da ALJA, agradeceu ao Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Desembargador Braga Bettega, a disponibilização do espaço e afirmou que o TJPR sempre esteve com as portas abertas à cultura. Ela lembrou que o Tribunal realiza a preservação de boa parte do acervo de livros, esculturas e pinturas de autores paranaenses. “Aqui as obras de arte são cultuadas por diversas gerações. Temos que agradecer a esse Tribunal, pelo carinho que todos os Presidentes trataram e tratam a cultura”.

O Desembargador Gilberto Ferreira, que também é escritor, fez uma homenagem ao Desembargador Joatan, lembrando de sua trajetória e recitando alguns de seus poemas, que segundo ele dizem muito com poucas palavras. “O Juiz, para ser bom, tem que ir muito além do que simplesmente prolatar sentenças e cumprir despachos. E o Joatan foi muito além disso”, afirmou.

Trajetória

Joatan Marcos de Carvalho nasceu no dia 30 de junho de 1950, em Bento Gonçalves (RS). Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná, em 1982.

Ingressou na magistratura em 1986 e foi promovido ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná no dia 24 de março de 2008, aposentando-se a pedido no dia 11 de dezembro de 2014.

Já publicou os livros “Giramundo”, em 2010, e “Punhado de Horas”, em 2013. É membro da Academia de Letras José de Alencar e colabora regularmente com artigos na imprensa paranaense e na revista Novos Rumos.

 

Confira mais fotos do evento no Flickr do TJPR.