Notícias

Desembargador Noeval de Quadros assume a Presidência do Colégio de Corregedores-Gerais da Justiça dos Tribunais dos Estados e do DF

O corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Noeval de Quadros, assume nesta quarta-feira (1) a Presidência do Colégio de Corregedores-Gerais da Justiça dos Tribunais dos Estados e do Distrito Federal. Uma das primeiras missões do novo presidente é organizar o próximo Encontro Nacional de Corregedores-Gerais, que acontecerá em Foz de Iguaçu, de 19 a 21 de abril, e reunirá todos os corregedores-gerais e vice-corregedores da Justiça dos Estados, assim como – pela primeira vez – os corregedores da Justiça Federal.

"O Tribunal de Justiça do Paraná é muito respeitado pelas qualidades de suas decisões. Atribuo a esse fato a escolha para presidir o Colégio de Corregedores", afirma o desembargador Noeval de Quadros. A última vez que o Paraná sediou um Encontro de Corregedores foi na gestão do corregedor desembargador Osiris Fontoura, em março de 2000. Antes disso, havia sediado um Encoge na gestão do desembargador Sydney Zappa, em 1995.

O Encoge em Foz do Iguaçu terá como tema "As Corregedorias e a Tecnologia". O desembargador Noeval de Quadros elaborou um questionário, que está encaminhando a todas as Corregedorias, e pretende traçar um perfil da situação da Justiça Estadual no que tange às ferramentas utilizadas para estatísticas, para correições virtuais e para o aperfeiçoamento da atividade-fim, que é a jurisdição. A partir dessas informações, os corregedores-gerais discutirão as melhores medidas para tornar a tecnologia uma aliada no desempenho das atividades de organização dos serviços, correcionais e disciplinares.

 "Basta dizer que ainda não temos desenvolvido um programa de processo administrativo eletrônico", comenta o desembargador Noeval de Quadros. "Acredito que o Conselho Nacional de Justiça poderá prestar grandes serviços à Nação se optar por auxiliar no aperfeiçoamento científico dos Tribunais, para o melhor funcionamento dos serviços. Hoje a atuação do CNJ se dá com mais ênfase na parte disciplinar", afirma.

O corregedor-geral pretende instituir, no Colégio de Presidentes, um boletim eletrônico bimestral, que veicule as principais notícias de interesse geral publicadas pelas corregedorias, no intuito de reunir e dar a conhecer as boas práticas. Esse boletim teria tambémo objetivo de manter em permanente discussão as ideias debatidas, no intervalo entre um e outro Encoge. "Pretendo, junto com a Mesa Diretora, rever os enunciados dos últimos Encoges para conferir se estão sendo colocados em prática. O momento é delicado, por toda essa situação de denuncismo que ocorre na mídia, mas acredito que os corregedores podem se valer desse momento para demonstrar a importância de sua atividade e corrigir os pontos de distorção", afirma.