Notícias

Campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres"


Campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres"

Sex, 25 nov 2016 16:26:51 +0000

Na sexta-feira (25/11), pela manhã, aconteceu um ato público alusivo ao Dia Internacional Pela Não Violência Contra As Mulheres, no calçadão central de Londrina, com a participação da Juíza Zilda Romero.

No Paraná, a Coordenação da Cevid (Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar) esteve presente e participou da Audiência Pública realizada na quarta-feira (23/11), na OAB/PR.

Na oportunidade, foram enunciados os números significativos de atuação dos Juizados de Violência contra a Mulher no Estado em aproximadamente 61 mil processos e 20 mil medidas protetivas de urgência em andamento.

Ativismo –

A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” surgiu em 1991 e tem como objetivo denunciar e erradicar as várias formas de violência contra as mulheres, além de informar e orientar sobre os direitos humanos das mulheres.

É uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, há 25 anos, já conquistou a adesão de cerca de 160 países.

Internacionalmente, a campanha tem início no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não-violência Contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No dia 6 de dezembro é comemorado o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

No Brasil, a comemoração acontece desde 2003, através de mobilização e divulgação de informações. Neste ano, o tema da campanha “Machismo. Já Passou da Hora” faz um alerta sobre pequenas atitudes do cotidiano que levam ao desrespeito à mulher. Pretende-se levantar o debate e a reflexão para diferentes formas de agressões e contextos que podem desencadear violências mais graves contra as mulheres.