Notícias

Em Sengés, Justiça e Cidadania também se aprendem na escola já chega à 4ª edição


EM SENGÉS, JUSTIÇA E CIDADANIA TAMBÉM SE APRENDEM NA ESCOLA JÁ CHEGA À 4ª EDIÇÃO

Ao final de todas as edições, os alunos recebem um certificado de participação no projeto e são presenteados com uma lembrança proveniente de doações

Desde 2015, a Comarca de Sengés, no interior do estado, tem desenvolvido o “Projeto Justiça e Cidadania também se aprendem na escola”. O objetivo do programa, coordenado pela 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), é levar às crianças conhecimentos sobre direitos e deveres de todos.

Desde o início do programa, o Juiz Marcelo Quentim tem contado com o apoio do Promotor de Justiça Antonio Murat Neto e dos advogados Célio Aparecido Ribeiro, Marcia Wesgueber e Juliana Bueno Azevedo, que representaram a OAB, além da Secretaria Municipal de Educação.

Ao final de todas as edições, os alunos recebem um certificado de participação no projeto e são presenteados com uma lembrança proveniente de doações. Neste ano, por exemplo, foram confeccionados copos personalizados, com a logomarca do projeto.

Em 2019 o objetivo é realizar o projeto com todas as escolas do Campo do Município – o qual possui extensa área rural – e assim estender o projeto para toda a comunidade.

De acordo com o Juiz Marcelo Quentim, nota-se que toda a comunidade, em especial, professores e alunos, aguarda com grande expectativa a participação no projeto, o que os motiva a continuar engajados nesta tarefa.

Escolas já atendidas pelo programa em Sengés

2015 – Escola Municipal Prefeito Aristides Pereira Matos Neto, localizada na Vila São Pedro – considerada a região mais violenta da área urbana do Município.

2016 – Escola Municipal do Campo Presidente Médici Educação Infantil e Ensino Fundamental, localizada na zona rural.

2017 – Escola Municipal Lhubina Borstch da Rosa, localizada na Cohapar, região ligada à Vila São Pedro.

2018 – Escola Municipal “Trajano Jorge” Ed. Infantil e Ens. Fundamental.