Escola Judicial do Paraná e Núcleo de Direito e Política da UFPR lançam edital de seleção para novos componentes do grupo de estudos


ESCOLA JUDICIAL DO PARANÁ E NÚCLEO DE DIREITO E POLÍTICA DA UFPR LANÇAM EDITAL DE SELEÇÃO PARA NOVOS COMPONENTES DO GRUPO DE ESTUDOS

Seleção, fruto de protocolo de intenções firmado entre o TJPR e a UFPR, terá inscrições de 9 a 18 de maio

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), publicou o edital para convocação e seleção de novos componentes do Núcleo de Direito e Política (DIRPOL). O Núcleo é vinculado ao Programa de Pós-graduação em Direito e ao Centro de Estudos da Constituição (CCONS), ambos da UFPR. 

Poderão participar do processo seletivo docentes e discentes de graduação e pós-graduação da UFPR e demais instituições e magistrados(as) e servidores(as) da Corte paranaense, desde que comprovada a atuação profissional. As inscrições para adesão, na condição de “pesquisador” ou “estudante”, em uma das linhas de pesquisa que formam o Núcleo ficarão abertas de 9 a 18 de maio. 

As atividades do DIRPOL para o ano letivo de 2022 terão início a partir de 3 de junho, às 9h, e serão sempre nesse horário e na primeira sexta-feira de cada mês, conforme programação a ser anunciada no primeiro encontro. 

O edital de seleção, criado em conjunto com a Ejud, é fruto do Protocolo de Intenções firmado entre a Corte paranaense e a UFPR em fevereiro deste ano. A parceria tem como objetivo a comunhão de esforços para a realização e instalação do Observatório de Dados do TJPR, que consiste na utilização, análise e avaliação acadêmica de dados estatísticos ofertados pelo Judiciário paranaense, utilizando metodologias jurídicas e estatísticas, e visando o aprimoramento das instituições. O Protocolo prevê, também, a participação de alunos(as) de Direito da Universidade no Programa de Residência Jurídica do TJPR, bem como a de magistrados(as) e servidores(as) do Tribunal em pesquisas desenvolvidas pela UFPR relativas ao Poder Judiciário. 

  

Processo seletivo 

Os interessados deverão enviar a documentação presente no item 1 do edital para o e-mail ccons.ufpr@gmail.com do dia 9 ao dia 18 de maio. No campo “assunto”, deverão informar “Edital de seleção nº 1 de 2022” e, no corpo da mensagem, a linha de pesquisa de interesse: 

I. Direito, Poder Judiciário e Políticas Públicas; 

II. Direito e Gestão do Sistema Judicial. 

Os candidatos passarão por entrevista a ser realizada a partir das 9h do dia 23 de maio. A seleção será feita por uma banca composta por professores do corpo permanente do Programa de Pós-graduação em Direito da UFPR, membros dos núcleos de pesquisa componentes do CCONS e do TJPR.  

Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem a média 7,0 (sete), os quais serão inscritos segundo a ordem de classificação. Será dada preferência às propostas que possuam maior afinidade com as linhas de pesquisa, bem como que contemplem o uso de direito comparado ou métodos comparativos (teóricos ou empíricos).  

O resultado será divulgado por e-mail a todos os candidatos e publicado na página do Facebook e do Instagram do CCONS, onde também serão divulgadas eventuais informações adicionais e mudanças de data ou horário do processo seletivo. 

 

Confira a íntegra do edital.