Notícias

Estudantes universitários visitam o TJPR no início do projeto Rolê Cívico Paranaense


Estudantes universitários visitam o TJPR no início do projeto Rolê Cívico Paranaense
Iniciativa busca despertar a cidadania entre os acadêmicos de todo o Estado por meio do conhecimento sobre atividades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário
Sáb, 08 jun 2019 12:57:40 +0000

O Projeto Rolê Cívico Paranaense, desenvolvido pela 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), teve início na quinta-feira (6/6) com a visita de estudantes da Universidade Positivo (sede Londrina) e da faculdade Unicesumar, de Curitiba, às sedes dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo. No auditório Pleno do TJPR os acadêmicos foram recebidos por integrantes da Cúpula Diretiva e por Desembargadores, que explicaram a importância da aproximação da população com o Poder Público.

Rolê Cívico Paranaense

Por meio dessa iniciativa, que conta com a parceria da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e do Governo Estadual, estudantes universitários de todo o Estado terão a oportunidade de conhecer o funcionamento de cada um dos poderes em visitas guiadas às dependências das instituições. Além disso, terão acesso a materiais audiovisuais educativos com dados a respeito do histórico e do funcionamento do poder público. 

O Rolê Cívico Parananense será dividido em duas etapas: na primeira, as instituições de ensino superior que aderirem à proposta receberão material informativo de apoio. Em um segundo momento, os alunos virão a Curitiba para conhecer as sessões de julgamento do Tribunal de Justiça, as sessões plenárias da Assembleia Legislativa e o Palácio Iguaçu, sede do Poder Executivo.

Como explicou o Diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi, a iniciativa é importante por se tratar de uma soma de esforços entre as instituições para ampliar o conhecimento dos estudantes sobre as atividades do poder público: “Há bastante tempo nós estamos trabalhando com estudantes. Fazemos o Parlamento Universitário e programas como o Geração Atitude, com os alunos do ensino médio. Quando juntamos esforços, conseguimos alcançar resultados ainda melhores”.

Material educativo

Durante o evento de abertura do Rolê Cívico, os estudantes assistiram a vídeos produzidos pela Escola de Servidores da Justiça Estadual (ESEJE) e pela TV Assembleia. O material audiovisual contém entrevistas com os membros da Cúpula Diretiva do TJPR, que explicam as atribuições da Presidência, da 1ª e da 2ª Vice-Presidências, da Corregedoria-Geral da Justiça, e dos setores mais importantes do Tribunal de Justiça.

Como explicou o 2º Vice-Presidente do TJPR, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, com esses materiais e, principalmente, com as visitas, os estudantes irão aprender como as sessões de julgamento do Tribunal são realizadas e como ocorre todo o processo legislativo na Assembleia, além de noções sobre a formação histórica dos poderes estaduais. “Acreditamos que o conhecimento é a base da compreensão. É o conhecimento que traz a autonomia e a emancipação para que aquele que o detém tome as decisões mais equilibradas e corretas”, afirmou.

Para o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, atualmente, muitas críticas são dirigidas ao poder público e o conhecimento efetivo sobre essas instituições é fundamental para uma correta avaliação da importância delas para o funcionamento do Estado. Além disso, segundo o Presidente do TJPR, projetos como esse são importantes para despertar o sentimento de cidadania entre os jovens. “Espero que essa atividade lúdica seja muito proveitosa e desperte vocações em vocês. Nós precisamos de pessoas íntegras e corretas para exercer cargos nos três poderes”, afirmou o Desembargador Xisto ao se dirigir aos acadêmicos.

Visitas Guiadas

No período da tarde, os alunos participaram da primeira visita guiada aos três poderes. No Palácio da Justiça eles foram recebidos pelos servidores do Museu da Justiça, que apresentaram peças históricas e falaram um pouco sobre o histórico da instituição. Ainda no Judiciário, eles puderam conhecer a Presidência e a 2ª Vice-Presidência do TJPR, além de assistirem a sessões das Câmaras de Julgamento Criminais e Cíveis.

Na sequência, o grupo partiu para a Assembleia Legislativa, onde pôde conhecer o Plenário, o salão nobre e o auditório do Plenarinho, local em que ocorreu uma palestra sobre processo legislativo, ministrada pelo Diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi. Finalizando a visita, foi a vez de conhecer o Palácio do Iguaçu. Os estudantes visitaram a capela, o saguão, o salão nobre, a sala dos governadores e terminaram o passeio na sala utilizada pelo governador nas reuniões semanais com os secretários de governo.