Notícias

Fernando Ganem assume a presidência da Amapar

Em solenidade realizada no sábado, dia 4, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, o juiz de Direito, Fernando Swain Ganem, tomou posse como novo presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar). Ele substitui Gil Guerra e presidirá a entidade durante o biênio 2012/2013. "Sigo em frente na defesa das magistraturas paranaense e brasileira", afirmou o novo dirigente que atuava como 1º vice-presidente da Amapar. Em seu discurso, Ganem sustentou a defesa das prerrogativas e evidenciou a campanha de valorização do Juiz – Olhos Abertos – iniciada durante o mandato de Gil. "Devemos divulgar as boas práticas adotadas pelos juízes em diversas comarcas do Estado. Sigo os passos do meu amigo Gil Guerra e quero contar com o apoio de todos, no auxílio e também apontando críticas", declarou Ganem aos mais de 100 juízes e desembargadores que acompanharam a posse.

Ao se despedir, Gil Guerra depositou confiança em seu sucessor e falou que a magistratura deve buscar o movimento da fraternidade. "Devemos trabalhar juntos e sei das qualidades do novo presidente", disse. Gil também comentou os resultados alcançados durante sua gestão, como a redução do percentual remuneratório entre entrâncias, Parcela Autônoma de Equivalência (PAE) e assessoria para juízes. "Trabalhamos até o apagar das luzes pela Amapar, que considero uma pedra preciosa e ajudamos a polir ao lado de uma valiosa diretoria".  

O juiz Marcos Daros, atual vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), representou o dirigente da Nacional, Nelson Calandra, e falou aos presentes. Ele elogiou a condução de Gil, durante o biênio 2011/2012, frente à Amapar. "A participação da Amapar em todos os debates institucionais é motivo de orgulho. Gil fez um dos trabalhos mais destacados durante toda a história da entidade".

CNJ - Daros comentou sobre a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que sustentou o direito do Conselho Nacional de Justiça de fiscalizar juízes. "Não saímos derrotados e participamos de uma discussão muito salutar. Vivenciamos na AMB um dos momentos mais difíceis e lutamos pela preservação da ordem constitucional", declarou. O desembargador Nelson Missias, atual secretário-geral da AMB, também prestigiou a posse de Fernando Ganem e falou sobre o CNJ. "Enfrentamos uma imprensa que nos agride diariamente. Estamos em pé e aqui no Paraná buscamos inspiração para sempre lutar. Foi aqui que demos a cara à tapa e iniciamos esse ideal de luta ao lado de Nelson Calandra", disse. Também falaram os representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, o corregedor-geral, Noeval de Quadros e o 2º vice-presidente da Corte paranaense, Ivan Bortoleto, que desejaram sucesso ao novo presidente da Amapar. "Em contato com outros corregedores, a impressão que tenho é que o nosso tribunal  é muito respeitado", disse Noeval. Bortoleto evidenciou as profícuas gestões da Amapar. "Temos uma associação de vanguarda".

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amapar