Notícias

Curso de formação para magistrados tem início na EMAP


CURSO DE FORMAÇÃO PARA MAGISTRADOS TEM INÍCIO NA EMAP

14 juízes recém-empossados participam dos encontros até a próxima quinta-feira (6/9)

Na manhã desta segunda-feira (27/8) teve início na Escola da Magistratura do Paraná (EMAP) o curso de “Formação Inicial” para os 14 juízes recém-empossados pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).

Participaram da abertura dos trabalhos o Diretor da EMAP, Desembargador José Laurindo de Souza Netto; o Supervisor Pedagógico da EMAP, Desembargador Clayton de Albuquerque Maranhão; o Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), Geraldo Dutra de Andrade Neto; o Vice-Presidente da AMAPAR, Desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, e o Diretor do Departamento de Cursos para o Público Externo e Ensino a Distância, Antônio José Carvalho da Silva Filho.

Para o Diretor da EMAP, o importante é proporcionar a troca de experiências, dando suporte aos novos magistrados desde a teoria até a prática. “A escola nesses 30 anos tem honrado sua missão, que é a de preparar os magistrados, pois tem oferecido vários cursos de capacitação. Capacitar é a palavra chave dos dias de hoje. Isso só foi possível porque contamos com a dedicação de grandes profissionais, Juízes e Desembargadores, que passaram pela Diretoria da EMAP e foram construindo dia a dia a história dessa grande Escola de formação.”

O Presidente da AMAPAR parabenizou novamente os magistrados pelo ingresso na carreira. Segundo ele, essa preparação é muito importante antes de chegar à Comarca e assumir as responsabilidades. “É de extrema relevância entender o funcionamento do Tribunal e, principalmente, o papel que vocês irão desempenhar nas suas Comarcas a partir de agora.”

De acordo com o Desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, esse trabalho árduo durante o concurso é satisfatório quando se realiza o sonho de ingressar na carreira. Ele destacou que antigamente não havia esse apoio no ingresso da carreira, atualmente possuímos não só o apoio da entidade de classe como a do Tribunal. “Nós temos à nossa disposição comissões que atuam em temas específicos e que nos auxiliam, a exemplo, a Comissão de Segurança.”

Programação

No período da manhã, entre os temas do curso estavam a apresentação da Escola da Magistratura, como formadora e atuante na capacitação dos magistrados. Ainda contou com a participação da Secretária do TJPR, Maria Alice de Carvalho Panizzi, que apresentou a estrutura do Tribunal.

Para o período da tarde, dentre os assuntos elencados estão o processo eletrônico (ProJudi), as atribuições dos Juízes Substitutos e o processo de vitaliciamento. Os juízes irão conhecer também a estrutura da Corregedoria-Geral do TJPR e do Núcleo de Estatística e Monitoramento da Corregedoria (NEMOC).