Notícias

Foro Regional de Campina Grande do Sul passa a ter duas Varas de Serviços Judiciários

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Miguel Kfouri Neto, instalou nesta quinta-feira (20) a Vara do Juizado Especial Cível e Criminal do Foro Regional de Campina Grande do Sul da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba. “Essa Vara que instalamos agora está criada desde 2003 e será transformada em Vara Criminal e Anexos. Na segunda-feira (24) encaminharemos mensagem à Assembleia Legislativa fazendo a alteração. Na prática, a partir de agora Campina Grande do Sul conta com duas Varas, uma Cível e outra Criminal, com seus Anexos”, explicou o presidente na abertura da solenidade de instalação, que aconteceu na Câmara de Vereadores.

 

A mesa de autoridades foi composta, além do presidente Miguel Kfouri Neto, pelo prefeito de Campina Grande do Sul, Luiz Carlos Assunção; pelo vereador Claudinei Rodrigues; pela juíza diretora do Fórum de Campina Grande do Sul, Paula Haddad Figueira; pelo promotor Otacílio Sacerdote Filho; pelo prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo; pelo conselheiro da seção paranaense da OAB Maurício de Paula Guimarães; e pela juíza designada para a Vara instalada, Adriana Benini.

 

A doutora Paula Haddad Figueira há dez anos presta serviços relevantes em Campina Grande do Sul, que tinha o maior número de processos por juiz no Paraná. A doutora Adriana, pelas qualidades que reúne, prestará a jurisdição no mesmo nível da doutora Paula”, afirmou o presidente Miguel Kfouri. Ele anunciou a decisão de iniciar o quanto antes a construção do novo Fórum de Campina Grande do Sul. “Inauguraremos nessa gestão 23 Fóruns. Um deles será o de Campina Grande do Sul”, disse.

 

O presidente reafirmou a importância de o Judiciário “chegar mais perto do povo”. “Uma administração austera vai possibilitar a instalação de mais Varas para atender a população. Nesse ano vamos instalar 41 Varas e criar 70 vagas de juiz em nossa estrutura, o que vai permitir a prestação de melhores serviços judiciários. O Judiciário tem que facilitar a vida do povo”, afirmou.

 

A magistrada Paula Haddad Figueira agradeceu ao presidente Miguel Kfouri Neto pela instalação da nova Vara de Campina Grande do Sul: “Tramitam nesse Foro Regional mais de 23 mil processos e temos mais de 3,7 mil autuações a cada ano. As dificuldades foram superadas porque todos aqui amam o que fazem. A instalação dessa Vara é um marco e leva a Justiça para mais perto da população. Em meu nome, dos servidores e dos advogados militantes na Comarca, quero agradecer ao presidente Miguel Kfouri Neto por essa iniciativa”, disse.

 

O promotor de Justiça do Foro Regional, Otacílio Sacerdote Filho, anunciou que com a instalação da nova Vara, o Foro Regional terá mais um promotor. “O Ministério Público do Paraná está feliz por participar desse momento importante para o Judiciário paranaense. No final de novembro teremos mais um promotor em Campina Grande do Sul. Com isso, teremos maior celeridade no andamento dos processos”, afirmou.

 

O conselheiro da OAB Maurício de Paula Guimarães ressaltou a união de esforços em prol do interesse da população do município. “Quero agradecer à administração do Tribunal de Justiça pelo empenho para que a instalação dessa Vara fosse possível”, disse.