Notícias

Fórum do Pinheirinho encerra atividades da semana da criança e do adolescente


FÓRUM DO PINHEIRINHO ENCERRA ATIVIDADES DA SEMANA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

No dia 14/10 foram encerradas as atividades da semana da Criança e do Adolescente pelo Fórum Descentralizado do Pinheirinho, com uma palestra voltada aos Núcleos Regionais de Educação, a qual abordou o temo “A importância da escola no enfrentamento à violação de direitos da criança e do adolescente”.

A palestra foi realizada no auditório da Rua da Cidadania do Pinheirinho. Na ocasião, o servidor Rhans Kichel Junior falou sobre o Aspecto Histórico dos Princípios que Norteiam a Proteção da Criança e Adolescente. Em seguida, as servidoras do NAP Thaise Nogueira dos Santos e Franceli Aparecida Fernandes abordaram as questões relativas a atuação da equipe técnica junto ao Fórum Descentralizado do Pinheirinho e também aspectos relacionados ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. Por fim, a Promotora de Justiça Dra. Vanessa Toporovicz Beltrão Lacerda tratou da competência do Ministério Público nas medidas protetivas, bom como da atuação da rede de proteção em casos de suspeita de abuso sexual contra crianças e adolescentes, e o trâmite que a notificação obrigatória deve ter.

Participaram do evento, além da magistrada Manuela Simon Pereira Rattmann, demais servidores do Fórum do Pinheirinho; o Administrador da Regional do Pinheirinho Marcos Aurélio Bonato, bem como representantes dos Núcleos Regionais de Educação do Pinheirinho e do Tatuquara; da Rede de Proteção, bem como das 70 (setenta) escolas e CMEIs da região.

Além da palestra de encerramento, o Fórum Descentralizado do Pinheirinho realizou ainda mutirão pelo Núcleo de Assessoria Psicossocial; mutirão de audiências envolvendo Crianças e Adolescentes; implantação do Projeto Novos Caminhos; orientação sobre autorização de viagens e exposição de trabalhos feitos por crianças do Projeto Justiça e Cidadania Também se Aprende na Escola.