Notícias

Grupo de Apoio a Adoção de Toledo realiza eventos para conscientização da população


GRUPO DE APOIO A ADOÇÃO DE TOLEDO REALIZA EVENTOS PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO

Também foi lançado o projeto “Um Outro Destino – a Entrega Consciente para a Adoção” – que tem por objetivo esclarecer os aspectos legais e psicossociais da entrega em adoção

O Grupo de Apoio a Adoção de Toledo (GAAT), que é coordenado pela equipe de profissionais (psicólogos e assistentes sociais) que compõem o Núcleo de Apoio Especializado à Criança e ao Adolescente (NAE), realizou uma série de atividades em comemoração aos seus 10 anos de atividade.

Em maio foram três eventos durante a Semana da Adoção, entre os dias 21 e 25. Por meio de um trabalho já consolidado no decorrer dos anos, foram identificadas áreas que precisavam de estratégias específicas, sendo lançados diferentes projetos ligados à temática da Adoção.

Dentre as atividades, as pessoas que se cadastraram para habilitação a adoção tiveram o primeiro encontro com o Juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Toledo, Rodrigo Rodrigues Dias, e profissionais da equipe técnica. Nessa ocasião, eles puderam compreender como funciona a habilitação e tomar ciência em relação à diversas questões específicas da temática da adoção.

O objetivo principal do encontro foi dar transparência ao trabalho da Vara da Infância e Juventude, fornecendo informações sobre o trabalho desempenhando pelo GAAT e sobre a formação do cadastro local e nacional, assegurando que os processos estão em pleno andamento.

Também ocorreu o lançamento do Projeto “Um Outro Destino – a Entrega Consciente para a Adoção” – que tem por objetivo esclarecer os aspectos legais e psicossociais da entrega em adoção. A intenção é obter uma aproximação entre os profissionais da saúde, oportunizando o acesso à informação em relação à entrega legal para adoção. A partir desse projeto será possível viabilizar que as gestantes recebam apoio e suporte profissional adequado para tomar a decisão de forma consciente.

Escola Amiga da Adoção

As instituições de ensino da cidade que aderiram ao programa “Escola Amiga da Adoção” receberam certificação no final de maio. O projeto visa promover a conscientização da comunidade e dos profissionais da educação em relação a aspectos característicos da adoção, com a superação de mitos e preconceitos. Foram realizadas reuniões e capacitações com os profissionais das escolas, sendo a Adoção incluída como tema nos Planejamentos Pedagógicos das instituições de ensino. Os alunos puderam, ainda, realizar diversas atividades pedagógicas sobre a temática.

Homenagem

O Juiz de Direito Rodrigo Rodrigues Dias e a equipe de apoio psicossocial da Comarca receberam na Câmara de Vereadores da Cidade de Toledo uma “Moção de Aplausos”. A homenagem é a confirmação dos benefícios proporcionados aos jurisdicionados pela atuação dos profissionais da Vara da Infância e Juventude na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Texto: Comarca de Toledo.