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Departamento de Tecnologia Informação e Comunicação do TJPR completa 50 anos de atuação


DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO TJPR COMPLETA 50 ANOS DE ATUAÇÃO

Iniciando sua jornada com o processamento da folha de pagamento, hoje o departamento conta com uma estrutura tecnológica de referência no judiciário nacional

Responsável por dar suporte diário aos serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (inclusive telefonia) no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) acaba de completar 50 anos de atuação.  

Como um dos maiores departamentos do tribunal, o DTIC abrange todo o Estado do Paraná, atendendo diversos grupos de usuários, desde servidores, magistrados, usuários externos e advogados, além de prestar manutenção e suporte a todos os equipamentos de informática como microcomputadores, servidores físicos e impressoras. São mais de 20 milhões de números de processos digitais, em 1ª e 2ª grau e turmas recursais, supridos no centro de processamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que possui 2 datacenters que totalizam 3856 Terabytes, uma potência tecnológica relevante em todo o judiciário brasileiro. 

Com uma média de 12.063 atendimentos recebidos e processados por mês, é responsável por identificar e reportar os riscos das atividades ou processos, gerar relatórios e realizar manutenções. Sua missão é prover ao judiciário paranaense soluções tecnológicas efetivas para que o poder judiciário cumpra sua função. 

Conheça a trajetória do DTIC 

- Criado em 1972, como a Divisão de Processamento de Dados, o DTIC estava vinculado ao Departamento Econômico e Financeiro e processava, na época, folhas de pagamentos dos servidores do Tribunal. 

- Em 1982 o setor iniciou sua caminhada subordinado à Subsecretaria do TJPR, nomeado como Centro de Processamento de Dados. Já em 2004, por meio do decreto judiciário nº 208/2000, o DTIC passou de centro à Departamento de Informática. 

- Foi somente no ano de 2010, que o Departamento de Informática foi transformado em Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação pelo decreto nº 568/2010 no qual, além da alteração da denominação, estrutura e competências passou a ser subordinado à Presidência. 

- Em novembro de 2013, criou-se a Supervisão Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação, subordinada a Presidência do TJPR. E em junho de 2019, foi instituído o Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação. 

- Com o decreto nº 412/2022, o departamento passou por uma reestruturação e atualmente conta com 4 Coordenadorias, Assessoria Técnica, Governança e Consultoria Jurídica. São 224 servidores concursados, 33 estagiários e 4 analistas de sistemas temporários trabalhando para suprir todas as demandas tecnológicas do Poder Judiciário Paranaense.