Notícias

Inauguração do Fórum Criminal e dos Juizados Especiais do Centro Judiciário será no dia 6 de julho


INAUGURAÇÃO DO FÓRUM CRIMINAL E DOS JUIZADOS ESPECIAIS DO CENTRO JUDICIÁRIO SERÁ NO DIA 6 DE JULHO

TJPR conclui a primeira etapa da construção do Centro Judiciário de Curitiba, que vai abrigar as 13 Varas Criminais e os Juizados Especiais da Capital

O Presidente do Tribunal de Justiça (TJPR), Desembargador Renato Braga Bettega, inaugura na próxima sexta-feira, 6 de julho, às 10 h, as novas instalações dos Juizados Especiais e do Fórum Criminal, no Centro Judiciário de Curitiba, que fica localizado no terreno antes ocupado pelo Presídio do Ahú.

A primeira etapa da construção tem 26.293,31 m² de área construída.

Confira fotos do Centro Judiciáiro.

Novas Instalações

Nesta primeira etapa foram construídos dois prédios, um deles destinado ao Fórum Criminal, que vai abrigar as 13 Varas Criminais da capital, a Central de Custódia, o Plantão Judiciário, as 1ª e 2ª Varas de Execução das Penas e Medidas Alternativas (VEPMA), as 1ª e 2ª Varas de Delito de Trânsito e a Vara de Auditoria da Justiça Militar. O outro será dos Juizados Especiais, com uma área construída de 10.298,59 m², dividida em quatro pavimentos.

A nova estrutura dos Juizados está localizada no espaço onde efetivamente funcionava o presídio. De acordo com o Departamento de Engenharia e Arquitetura do Tribunal de Justiça do Paraná (DEA –TJPR), a edificação foi totalmente reestruturada e a fachada da edificação restaurada, mantendo as paredes originais nas condições em que o presídio foi efetivamente construído.

Já o interior do prédio foi totalmente remodelado, com estrutura de concreto, acabamento, elevadores e demais instalações inteiramente novas, com acessibilidade a todos os ambientes.

Fórum Criminal

O novo Fórum Criminal tem quatro pavimentos e uma área de 15.994,72m². Os espaços foram amplamente estudados para propiciar condições de trabalho adequadas aos magistrados e servidores e, ainda, garantir atendimento de qualidade aos jurisdicionados, com plena acessibilidade a todos os ambientes.

Além disso, cada Vara conta com uma sala de audiência própria e com espaços exclusivos para testemunhas e de reconhecimento de réus. Outras 10 são destinadas às audiências com réus presos, que não precisarão transitar no interior do Fórum, garantindo, assim, maior segurança para todos. Ainda, o local conta com uma sala para audiências coletivas, necessária em determinados julgamentos.

Já o setor de carceragem possui oito celas e, ainda, espaços para cinco parlatórios, além de ambiente para a Assessoria Militar e estacionamento próprio para os camburões para o deslocamento dos presos.

JECs

O Juizado possui espaço para abrigar 12 secretarias, das quais 10 serão inicialmente ocupadas com a transferência dos JECs para a nova sede. Cada secretaria tem espaço para uma sala de audiência e uma de conciliação. Também foram construídas salas privativas para magistrados e assessorias. O prédio possui, ainda, uma ala específica para conciliações, com um total de 42 salas.

Credenciamento de Imprensa

Para facilitar a entrada dos profissionais da imprensa, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) realizará o credenciamento dos interessados em acompanhar a solenidade.

Para se cadastrar, é necessário encaminhar uma mensagem para o e-mail imprensa@tjpr.jus.br com nome, RG, função e veículo onde trabalha o profissional. O prazo para envio da solicitação (credenciamento) se encerra no dia 5 de julho ao meio dia, véspera da inauguração.

A confirmação do credenciamento será efetuada após o solicitante receber um e-mail da Assessoria de Imprensa do TJPR validando as informações encaminhadas.

Serviço

O quê: Inauguração do Fórum Criminal e dos Juizados Especiais

Onde: Centro Judiciário de Curitiba – Rua Av. Anita Garibaldi, 750 – Ahú – Curitiba (PR); acesso pela Rua dos Passionistas.

Quando: 06/07/2018

Horário: 10 h