Notícias

Juízes de Paranavaí estimulam jovens alunos na busca contínua do conhecimento para enfrentar os desafios da vida

Os Juízes Max Paskin Neto e Anacléa Valéria de Oliveira Schwanke iniciaram na manhã de ontem (1º/9) um projeto inovador na Comarca de Paranavaí dentro das salas de aula.

Alunos do ensino médio são o público alvo do projeto que tem como objetivo disseminar o conhecimento e estimular a pesquisa contínua entre jovens, adolescentes e adultos. "Partimos da premissa da importância da educação e pesquisa continuada como ferramenta de sucesso na vida", esclarece o Juiz Max. "É muito bom conscientizar as pessoas, especialmente os jovens, que rapidamente se identificam a partir de seus próprios conflitos e absorvem as ferramentas da experiência e teoria que temos a oferecer".

A primeira escola a receber o projeto foi a Escola Estadual Flauzina Dias Viegas. De acordo com Pasquim Neto a intenção é continuar visitando outras escolas, especialmente aquelas com problemas de evasão escolar, indisciplina e situações nas quais os alunos se encontrem desestimulados. "Trata-se de um verdadeiro trabalho de resgate da paixão pelos estudos e contextualização destes jovens, tanto em relação ao momento atual de suas vidas, como em relação ao futuro", enfatizou o Juiz.

A Juíza Anacléa disse que ações como essa aproximam o Poder Judiciário da comunidade. Também o Promotor de Justiça da Comarca Marcelo Gobatto contribui com a iniciativa e palestrou sobre Direitos e Deveres à Luz do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Para a diretora da escola Elvira Bankhardt Burniotti a proposta foi muito positiva. "Queremos que os alunos tenham mais interesse pelos estudos. A maioria deles é displicente e o índice de evasão é alto, especialmente no período noturno", afirmou a diretora.

A aluna do segundo ano, Gabriela Costa, 15 anos, disse que os temas sobre respeito e aprendizado chamaram a atenção dela. "Achei legal quando falaram sobre estudar muito e ter sucesso na vida". O magistrado Paskin Neto, por exemplo, contou toda a trajetória até chegar ao cargo que ocupa atualmente.

Mayellen Cabral, 15 anos, também é aluna do segundo ano. "Achei a palestra bem construtiva, porque ajudou a ter entendimento maior sobre a importância de estudar", destacou a aluna que se sentiu incentivada a pensar melhor sobre o futuro e a carreira que pretende seguir.

Foto: Robson Fracaroli