Notícias

Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola inicia o calendário de atendimento às escolas


JUSTIÇA E CIDADANIA TAMBÉM SE APRENDEM NA ESCOLA INICIA O CALENDÁRIO DE ATENDIMENTO ÀS ESCOLAS

Completando 25 anos de atuação, em 2018 a expectativa é atender milhares de crianças de escolas da rede pública de ensino, em todas as regiões do Estado

O Programa “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola” inicia o calendário de atividades de 2018 comemorando 25 anos de atuação. Coordenado pela 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, que indica a lista das escolas participantes na capital e fornece o transporte das crianças.

A primeira fase de desenvolvimento, que distribui o material didático a ser utilizado, começa nesta semana. Nesta edição, a expectativa do programa é aumentar o número de escolas participantes e incluir instituições que ainda não foram contempladas, atingindo mais de 3 mil crianças apenas em Curitiba.

No interior, o programa também já começou a ser desenvolvido. Até o momento, 12 comarcas já realizaram o pedido de cartilhas, com isso, mais de 4 mil crianças receberão as atividades do Programa.

Sobre o Programa

Idealizado no ano de 1993 pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o programa, inicialmente com o nome de “Justiça se Aprende na Escola”, foi desenvolvido pelo hoje Desembargador Roberto Portugal Bacellar. Atualmente, o programa é coordenado pela 2ª Vice-Presidência e tem como objetivo facilitar e difundir o acesso à Justiça, através da divulgação de noções básicas sobre direitos e cidadania às crianças do ensino fundamental de escolas da rede pública.

A iniciativa é desenvolvida em quatro fases. Na primeira delas, as escolas participantes recebem o material de apoio: são duas cartilhas explicativas, em formato de quadrinhos, para as crianças, e manuais para auxílio dos professores. A partir daí as próprias instituições de ensino desenvolvem atividades didáticas.

Na segunda fase, a turma recebe a visita de um magistrado, de um promotor de Justiça e de um advogado, todos voluntários, que além de explicarem os seus papéis na sociedade, esclarecem questões sobre cidadania e Justiça. Na terceira etapa, são as crianças que vão até as unidades do Judiciário, numa visita guiada. Por fim, na última etapa, as escolas desenvolvem atividades culturais com todo o conteúdo aprendido e, também, um concurso de redações, premiadas com medalhas do programa.

Texto: 2ª Vice-Presidência.