Notícias

Justiça Federal do Paraná sedia cerimônia de abertura da Semana Nacional de Conciliação no Estado

A Semana Nacional de Conciliação 2011 teve início ontem, dia 28, em todo o país, tendo sido aberta no Paraná na sede Ahú da Justiça Federal, às 10h, contando com a presença de inúmeras autoridades do Poder Judiciário e órgãos federais.

A cerimônia foi presidida pela vice-diretora do Foro da Seção Judiciária do Paraná (SJPR), juíza federal Vera Lúcia Feil Ponciano, que ressaltou serem as pessoas o elemento mais importante desta semana, demonstrando o apoio da Justiça Federal ao evento: "Nós, magistrados e servidores da Justiça Federal, damos total apoio ao projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que possamos ver o jurisdicionado satisfeito".

Representando o CNJ, o conselheiro Gilberto Valente Martins discursou no sentido de que a Semana de Conciliação é uma forma de o Poder Judiciário "auxiliar na busca por soluções menos traumáticas ao jurisdicionado e desafogar o judiciário", quando também destacou a importância do evento na celeridade no trabalho.

A conscientização dos juízes de forma a criar uma cultura de conciliação no Poder Judiciário foi um dos tópicos abordados, em especial, pela coordenadora do Sistema de Conciliação (Sistcon) da Justiça Federal do Paraná, juíza federal Gisele Lemke. Segundo ela, apesar de ainda haver resistência, o trabalho de conciliação tem avançado na Justiça Federal.

O desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Valter Ressel, designado coordenador da Semana de Conciliação no Paraná, reiterou a fala da magistrada Gisele Lemke. Ressel falou, ainda, da importância do trabalho do CNJ, com esta e outras ações, responsáveis por minimizar os problemas no judiciário tão apontados pela sociedade, como a morosidade e o alto custo: "Quando o CNJ  lançou o movimento nacional pela conciliação, em 2006, pensou na busca pela mudança de mentalidade, a começar pelos magistrados".

A presidente da Comissão de Conciliação do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), desembargadora Sueli Gil El Rafihi, enfocou em seu discurso a tradição do referido tribunal na prática das conciliações, questão esta frisada inúmeras vezes ao longo da cerimônia, incentivando a prática e salientando que, certamente, a próxima gestão, cuja presidente será a desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, será promissora no que se refere ao trabalho das conciliações .

Ao final da cerimônia, o conselheiro Gilberto Martins declarou oficialmente aberta a 6ª Semana de Nacional da Conciliação no Estado do Paraná, lembrando que os demais estados também deram início aos trabalhos.     

Também compuseram a tribuna de honra o 2ª vice-presidente do TJPR e coordenador do Núcleo de Conciliação, desembargador Ivan Bortoleto; a presidente eleita do TRT9, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão e o Procurador-Chefe do Ministério úblico Federal no Estado do Paraná, Orlando Martello. Além das autoridades destacadas, estiveram presentes a Procuradora-Chefe da União no Paraná Lucélia Biobock; a Procuradora Federal Helena Deatriz do Amaral Dergint; a Procuradora-Chefe da Fazenda Nacional no Paraná, Márcia Aparecida Cotta; magistrados, servidores e advogados.

(Fonte: Assessoria de Imprensa Justiça Federal)