Notícias

Justiça no Bairro regulariza situação fundiária de 500 famílias no Vale do Ribeira


JUSTIÇA NO BAIRRO REGULARIZA SITUAÇÃO FUNDIÁRIA DE 500 FAMÍLIAS NO VALE DO RIBEIRA

Programa Justiça no Bairro foi ao Vale do Ribeira na última semana para Regularização Fundiária - Usucapião Coletivo em Cerro Azul e Dr. Ulysses: mais de 500 famílias atendidas

“O que mata um jardim não é o abandono. O que mata um jardim é esse olhar de quem por ele passa indiferente. ” O pensamento de Mario Quintana é capaz de retratar o cenário vivenciado nestes seis dias em Cerro Azul e Doutor Ulysses. O abandono é a palavra que mais se encaixa nas dificuldades vividas por aquela gente humilde. Gente que enfrenta diariamente as adversidades do clima, porque tira da terra a sobrevivência.

No anseio de ter a regularização de sua pequena área, algumas ocupadas pelos seus ascendentes há mais de 100 anos, as famílias enfrentaram a chuva e o barro, que vitimaram muitos dos interessados em acidentes de moto e carro ao encararem as condições precárias das vias de acesso, simplesmente porque tinham um encontro marcado com a Justiça.

Com a participação dos prefeitos dos munícipios, da equipe do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG); da Advogada Tania Francisca dos Santos, da FAE; da Advogada Elaine Oshima, da FESP; com o Advogado José Carlos Dizidel Machado, da Uniandrade; do DNALAB; do Instituto de Identificação do Paraná; da serventuária Krystyane Jondral de Macedo, do Cartório do Registro Civil de Doutor Ulysses; do Instituto Cidades Inteligentes (ICI); da Copel, foi realizado um trabalho de fôlego e de responsabilidade social voltado ao respeito à comunidade, com solidariedade e afeto.

As famílias puderam obter muito mais que a regularização de suas terras por meio da usucapião, que será distribuída em data a ser designada, recebendo ainda todas as orientações que supriram suas dúvidas, a Carteira de Identidade, a Biometria pelo TRE, a entrega da prestação jurisdicional em horas (divórcio, retificação de nome entre outros), a inscrição para o casamento coletivo, dentre outros serviços.

Participação magistrados e Ministério Público

Participaram da ação os magistrados Marcel Guimarães Rotoli de Macedo, Juiz de Direito Substituto em 2º grau, e Carlos Eduardo Faísca Nahas, de Cerro Azul. Também estava presente o Promotor Vinícius Fernando Zonatto.

Texto: Justiça no Bairro.