Notícias

Justiça Restaurativa foi tema de curso promovido pelo Judiciário

Fotos: AMAPAR Fotos: AMAPAR

Justiça Restaurativa foi tema de curso promovido pelo Judiciário
A 2ª Vice-Presidência, a AMAPAR e a ENM promoveram o evento que ocorreu na semana passada, em Curitiba
Ter, 16 abr 2019 15:47:39 +0000

A 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), a Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR) e a Escola Nacional da Magistratura (ENM) promoveram, na semana passada, entre os dias 10 e 12 de abril, em Curitiba, o curso “Justiça Restaurativa – Teoria e Prática”.

O encontro nacional ocorreu nas dependências da AMAPAR, sendo o primeiro realizado fora de Brasília, e teve a participação especial, na condição de formadora, da professora Sister Donna Liette, de Chicago (EUA).

Durante o curso, foram realizadas uma oficina de processo circular e uma mesa de exposições de boas práticas na Justiça Restaurativa. Além disso, foram apresentados os resultados práticos alcançados pelo uso da Justiça Restaurativa em Chicago.

O 2º Vice-Presidente do TJPR, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, participou da abertura do evento e destacou a importância do curso. “A formação em práticas restaurativas dirigida aos Magistrados demonstra o compromisso da 2ª Vice-Presidência com a implementação da política judiciária de Justiça Restaurativa e reforça a vocação da magistratura paranaense de vanguarda nos processos de inovação em métodos consensuais de solução de conflitos”, observou o Desembargador

A juíza Laryssa Copack Muniz, uma das organizadoras do evento, ressaltou que o curso proporcionou aos 40 participantes conhecimentos sobre os fundamentos da Justiça Restaurativa, além de apresentar os programas existentes nos Estados Unidos. “O estado do Paraná teve a oportunidade de apresentar os projetos desenvolvidos nas áreas de violência doméstica, infância e juventude, execução penal, entre outros. Destaque, também, para o apoio institucional da 2ª Vice-Presidência, eis que a Justiça Restaurativa envolve autocomposição ditada pelo TJ-PR”.

O juiz Rodrigo Rodrigues Dias destacou a participação da formadora de Chicago com a formação de um círculo e a estrutura, que possibilitou aos participantes não apenas conhecer, mas potencializar a Justiça Restaurativa. “Esse é um instrumento para que o magistrado consiga alcançar o objetivo pelo qual ingressou na carreira, que é a harmonização e o cuidado com o ser humano, pontos que o curso conseguiu apresentar aos participantes”, explicou.

O curso contou com apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Escola da Magistratura do Paraná (EMAP), Companhia Paranaense de Energia (Copel), Sanepar, Instituto Mundo Melhor e restaurante Mukeka.

Com informações: AMAPAR.