Notícias

Laranjeiras do Sul realiza primeiro júri com deficiente visual entre os jurados


LARANJEIRAS DO SUL REALIZA PRIMEIRO JÚRI COM DEFICIENTE VISUAL ENTRE OS JURADOS

Foram tomados todos os cuidados para que o sigilo da votação fosse mantido

Na última semana aconteceu uma situação inédita na comarca de Laranjeiras do Sul, que mostra o comprometimento do Poder Judiciário paranaense com a inclusão das pessoas que possuem qualquer forma de deficiência física.

No dia 21 de agosto, durante a escolha dos membros do Conselho de Sentença de um júri a ser realizado na cidade, foi sorteado Carlos Eduardo Pavinato, portador de deficiência visual. Tanto a defesa quanto o Ministério Público (MP) não se opuseram à sua participação, ele aceitou a tarefa e prestou compromisso legal como jurado.

Acessibilidade

Para que Pavinato pudesse exercer seu papel como jurado da melhor forma possível e da mesma maneira que os demais, o Oficial de Justiça leu em voz alta para ele as duas peças necessárias para o entendimento do caso (denúncia e pronúncia). Além disso, foram providenciadas cédulas de votação para todos os jurados com as palavras SIM e NÃO e também em braile, para que, dessa forma, fosse preservado o anonimato na votação.

Ao final dos trabalhos, o Magistrado Alberto Moreira Cortez Neto, que presidiu a sessão, enalteceu a atitude do jurado pelo dever cívico prestado, atitude que também já tinha sido elogiada nas falas do defensor do réu e do Promotor de Justiça.

O jurado, que é servidor público da União e tem formação jurídica, disse que se sentiu muito bem. "Fico muito feliz em participar e não senti nenhum problema nem desconforto pelo fato da minha deficiência."