Notícias

Magistrados e servidores propõem ações para enfrentar os desafios do Judiciário


MAGISTRADOS E SERVIDORES PROPÕEM AÇÕES PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DO JUDICIÁRIO

Oficina realizada em Curitiba é uma das ações realizadas pelo Grupo de Trabalho de Gestão por Competências do Tribunal de Justiça do Paraná

O Grupo de Trabalho de Gestão por Competências do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e a Escola de Servidores do TJPR (ESEJE) promoveram nesta quarta-feira (17/10) uma oficina para debater os macrodesafios do Poder Judiciário paranaense. Foram apontados seis temas para discussão, três deles relacionados à atividade jurisdicional e os demais relativos à administração.

No quesito administração foram abordados os seguintes assuntos: relotação de servidores, aquisição de bens e serviços e tecnologia da informação. Já sobre a atividade jurisdicional, os temas tratados foram conciliação, recursos repetitivos e violência doméstica.

O Presidente do TJPR, Desembargador Renato Braga Bettega, disse durante a abertura do evento que o programa de Gestão por Competências já vem apresentando resultados positivos, como um maior envolvimento dos servidores na busca por melhorias nas condições de trabalho e, consequentemente, na produtividade. “Nessa data estamos presenciando efetivamente o retorno desses trabalhos. A presença da diretoria, dos servidores e dos demais integrantes do programa Gestão por Competências repercute em empenho, dedicação e, acima de tudo, demonstra a preocupação com a efetividade dos nossos serviços e da prestação jurisdicional.”

Confira mais fotos do evento no FLICKR do TJPR.

Iniciativas

Uma das necessidades apontadas no decorrer das reuniões do Grupo de Trabalho de Gestão por Competências foi a de apresentar o TJPR para os servidores e magistrados, ou seja, mostrar como funciona cada um dos departamentos da Corte, quais são as suas atribuições e atividades. Assim, surgiu a ideia de realizar gravações em vídeo para facilitar o acesso às informações. Deu-se início ao projeto “Apresentando o Tribunal ao Tribunal”, que já possui dois vídeos finalizados. A produção dos materiais foi confeccionada pela ESEJE, sob a supervisão do Grupo de Trabalho de Gestão por Competências.

O lançamento do projeto “Apresentando o Tribunal ao Tribunal” foi realizado pelo Desembargador Renato Braga Bettega durante a oficina. “O objetivo desse programa é descrever aos servidores do Tribunal o funcionamento da instituição. Ele vai abordar a história e a organização do TJPR. Também tem o intuito de identificar o servidor como parte de uma estrutura maior, na qual ele está inserido. Por fim, demonstrar a importância de cada um no todo”, pontuou.

Na oportunidade, o Presidente do TJPR aproveitou para agradecer ao Desembargador Roberto Portugal Bacellar, gestor do programa Gestão por Competências e também Diretor-Geral da ESEJE.

“Agradeço ao Desembargador Roberto por aceitar o desafio e implantar o programa Gestão por Competências no âmbito do Tribunal, ação inédita que faz parte das metas dessa gestão. Devemos buscar o caminho da eficiência e da modernização dos trabalhos. Essa reunião, talvez, seja a mais importante das realizadas nessa gestão, pois possibilitará uma análise do cenário interno e externo que envolve o Tribunal”, finalizou.

Apresentações

Antes do início dos trabalhos práticos, foram realizadas duas apresentações para a contextualização dos estudos já desempenhados pelo Grupo de Trabalho de Gestão por Competências. Uma delas foi desenvolvida pelo Diretor do Planejamento do TJPR, Vinícius Rodrigues Lopes. A outra pelo Chefe da Divisão de Gestão Estratégica do Departamento do Planejamento, Samuel de Lima Junior. Ambos destacaram os benefícios do planejamento das ações e, em seguida, pontuaram alguns desafios que deverão ser enfrentados no próximo quinquênio.

O Desembargador Roberto Portugal Bacellar, gestor do Grupo de Trabalho de Gestão por Competências do TJPR, acrescentou que, “além das melhorias no ambiente do Tribunal e na produtividade, é preciso resgatar o amor que as pessoas têm pelo seu trabalho. A Gestão por Competência transforma a realidade, faz com que as pessoas possam, efetivamente, se sentir pertencendo ao Tribunal. Passa a fazer sentido aquilo que a gente faz perante a instituição.”

Prática

Os seis temas eleitos foram debatidos pelos servidores divididos em grupos. Cada uma das equipes apontou desafios e fez diversas sugestões para enfrentá-los nos próximos dois anos, que serão encaminhas para a professora e pedagoga Acácia Zeneida Kuenzer, responsável por estruturar todo o trabalho desenvolvido no programa Gestão por Competências do TJPR.

Participação

Além do Presidente do TJPR e do Desembargador Roberto Portugal Bacellar, participaram da oficina a 2ª Vice-Presidente do TJPR, Desembargadora Lidia Maejima; os Desembargadores Luis Carlos Xavier, Eduardo Sarrão, Rogério Etzel; os Juízes Auxiliares da Presidência, Horário Ribas Teixeira e Luciano Campos de Albuquerque; a Secretária do TJPR, Maria Alice de Carvalho Panizzi, e demais Diretores de Departamento do TJPR.

Gestão por Competências

Em abril deste ano, o Tribunal de Justiça do Paraná deu início aos trabalhos para a implantação de um programa de Gestão por Competências no órgão. A ação é inédita no Judiciário Estadual Paranaense e faz parte das metas da gestão do Presidente do TJPR, Desembargador Renato Braga Bettega.

A medida é uma forma de aprimorar o trabalho realizado pela instituição e consolidar o que preconiza a Resolução Nº 240/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cujo propósito é instituir a Política Nacional de Gestão de Pessoas no âmbito do Poder Judiciário. Além disso, ela tem como escopo contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos do Poder Judiciário e para a realização da justiça.

Outro intuito do programa de gestão é o aprimoramento da capacidade de atuação dos órgãos a partir do desenvolvimento profissional dos servidores, além de instituir também mecanismos de governança a fim de assegurar a aplicação dessa política com o acompanhamento de seus resultados.