Notícias

Marcelo Gobbo Dalla Déa é empossado no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná

O magistrado Marcelo Gobbo Dalla Déa foi empossado na tarde desta terça-feira (18) no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná. A solenidade de posse aconteceu no auditório do 10º andar do Palácio da Justiça, em Curitiba. “Há 23 anos tomei posse no cargo de juiz neste mesmo lugar”, lembrou o novo desembargador. “A nós é dado o dever de dar a cada um o que é seu. É para isso que servimos”, disse.

 O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Miguel Kfouri Neto, afirmou sua plena confiança na pessoa e no trabalho do novo desembargador. “Conheço o desembargador Dalla Déa desde que começou a carreira, sua franqueza e lealdade, amigo crítico, companheiro de todos os momentos. Nosso Tribunal se enriquece ao receber um magistrado como o Marcelo Gobbo Dalla Déa, que nomeei como supervisor de Informática do Tribunal, pois é alguém dado a concretizar suas idéias, um homem que planeja e faz”, disse.

 A mesa de autoridades foi integrada, além do presidente Miguel Kfouri Neto, pelo presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Gil Guerra; pela desembargadora Lenice Bodstein; pelo vice-procurador de Justiça do Paraná, Lineu Kirchner; pelo 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Onésimo Mendonça de Anunciação; pelo 2º vice-presidente, desembargador Ivan Bortoleto; pelo corregedor geral de Justiça, desembargador Noeval de Quadros; e pelo conselheiro da OAB Maurício de Paula Guimarães.

 O novo desembargador foi saudado pela desembargadora Lenice Bodstein, que falou em nome do Tribunal de Justiça e da Associação dos Magistrados do Paraná. Ela fez um resumo da carreira dele na magistratura e como professor de Direito Penal. “Essa é uma merecida promoção ao ponto mais alto da carreira de um magistrado que dá um sabor de modernidade ao dever cumprido”, disse.

 O procurador Lineu Kirchner ressaltou a capacidade do novo desembargador “para cumprir a mais importante missão do magistrado: o combate à impunidade”. Segundo ele, a atuação conjunta do Ministério Público e do Judiciário é única maneira eficaz de combater a criminalidade de “colarinho branco”.

 O advogado Maurício de Paula Guimarães lembrou o tempo em que ele e o novo desembargador eram colegas de turma na Universidade Federal do Paraná. “Ele aprendeu na faculdade a importância do diálogo. Hoje entre a OAB e o Poder Judiciário temos um diálogo franco”, disse. Ele afirmou que o novo desembargador coordena o processo de instalação do sistema de processo eletrônico e afirmou que a OAB “vai ajudar no que for demandada”.

 Marcelo Gobbo Dalla Déa foi eleito no dia 7 de outubro para ocupar a vaga do desembargador João Kopytowski, que se aposentou compulsoriamente em setembro. Dalla Déa nasceu em Ponta Grossa e se formou na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná em 1986. Em 2008 conquistou o título de mestre em Direito Penal pela Unipar. Ele atua como professor de Direito Penal em faculdades paranaenses e na Escola da Magistratura do Paraná (Emap). O magistrado é o atual responsável pela supervisão geral de Tecnologia de Informação e Comunicação do TJPR.

 O desembargador ingressou na magistratura em 11 de abril de 1989 e atuou como juiz substituto na Comarca de Francisco Beltrão, de 1989 a 1990. Como juiz titular, atuou nas Comarcas de Salto do Lontra (1990 a 1991), Capanema (1991 a 1994) e Foz do Iguaçu (1994 a 2011). Foi diretor da Escola da Magistratura do Paraná em Foz do Iguaçu, de 2003 a 2010. É integrante do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCrim), da Associação Brasileira de Professores de Ciências Penais e do Fórum Nacional de Juizados Especiais.