Notícias

Novo sistema de comunicação irá possibilitar ao Detran/PR o cumprimento de ordens judiciais de forma mais célere e eficaz


NOVO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO IRÁ POSSIBILITAR AO DETRAN/PR O CUMPRIMENTO DE ORDENS JUDICIAIS DE FORMA MAIS CÉLERE E EFICAZ

A parceria com o TJPR foi formalizada nesta quarta-feira (14/10)

Nesta quarta-feira (14/10), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) formalizaram uma parceria que possibilitará o cumprimento de ordens judiciais de maneira mais célere e eficaz.

Um novo sistema eletrônico permitirá uma comunicação mais rápida e eficiente entre as unidades judiciárias e o Detran/PR e, com isso, será possível um atendimento mais efetivo no cumprimento das ordens judiciais. Essa iniciativa também evitará atrasos nos trâmites operacionais realizados pelo órgão.

Segundo levantamento realizado pelo Detran/PR, no ano passado 44,9% das ordens judiciais foram cumpridas com atraso – em 2020, esse índice foi de 38,5%. Os dados também apontam que pouco mais de 31% das ordens ainda estão pendentes de cumprimento.

O Diretor-Geral do Detran/PR, Wagner Mesquita, disse que a criação dessa ferramenta tem o objetivo de solucionar esse problema, propiciando o contato direto entre os magistrados e o Detran para o cumprimento imediato das ordens judiciais.

O Presidente do TJPR agradeceu a presença e a disponibilidade de toda a Diretoria do Detran/PR que irá trabalhar no desenvolvimento desse novo sistema, que trará benefícios aos jurisdicionados. O chefe da Corte estadual também enalteceu a dedicação do Diretor-Geral, afirmando que se trata de um expert em gestão e segurança pública.

Além disso, o Presidente do TJPR enfatizou que a Justiça estadual está preparada para receber esse tipo de tecnologia por contar com quase 100% dos processos digitalizados e por ter uma equipe competente no Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC).