Notícias

Novos instrutores de Mediação e Conciliação são capacitados pelo Tribunal de Justiça do Paraná


NOVOS INSTRUTORES DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO SÃO CAPACITADOS PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ

Capacitação incrementará a equipe de profissionais habilitados a formar novos mediadores e conciliadores no Estado

Depois de cinco anos de intervalo, foi realizado no Paraná o curso de Instrutores em Mediação Judicial. A capacitação, encerrada na última sexta-feira (17/5), ocorreu no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do Fórum Cível de Curitiba e contou com 16 participantes paranaenses, um de São Paulo e cinco magistrados de Santa Catarina. Com a realização desse curso, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) ganha um importante reforço na capacitação de novos mediadores judiciais para atuar nos CEJUSCs e nos Juizados Especiais, quase dobrando o tamanho da equipe de instrutores, que passará de 19 para 35.

Durante a semana de estudos, os participantes foram instruídos pelo Desembargador Roberto Portugal Bacellar e pelos Juízes de Direito André Carias de Araújo e Rodrigo Rodrigues Dias. Ao final das atividades, os alunos realizaram um simulado com aulas que foram gravadas e encaminhadas para análise do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A partir dessa última avaliação teórica, os instrutores em formação deverão realizar três cursos que também serão avaliados na fase prática.

A capacitação foi organizada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJPR com gerenciamento do CNJ após um pedido protocolado em Brasília pela 2ª-Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná.