Notícias

Ouvidoria promove Webinário sobre o Acesso ao Poder Judiciário na Pandemia


OUVIDORIA PROMOVE WEBINÁRIO SOBRE O ACESSO AO PODER JUDICIÁRIO NA PANDEMIA

O evento tratou, ainda, das novas formas de atendimento que foram implementadas nos últimos meses

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio de sua Ouvidoria-Geral, realizou, nesta sexta-feira (24/9), o Webinário “Acesso ao Poder Judiciário na Pandemia e o Papel Estratégico da Ouvidoria-Geral da Justiça”. 

O evento foi realizado na modalidade híbrida, com transmissão pelo canal do YouTube do TJPR. O Ouvidor-Geral da Justiça do Paraná, Desembargador Celso Jair Mainardi, fez a abertura do Webinário e falou sobre as estratégias adotadas em tempos de pandemia: “A Ouvidoria-Geral tem o papel de garantir que as restrições e mudanças no cotidiano trazidas pela pandemia de COVID-19 não impedissem o Poder Judiciário de continuar contribuindo para uma prestação jurisdicional ainda mais célere, transparente e cidadã”. 

Esse foi o terceiro Webinário promovido pela atual gestão e teve a apresentação de três painéis, com moderação do Juiz Auxiliar da Ouvidoria-Geral Francisco Cardoso Oliveira: 

- “O tratamento de dados pela Ouvidoria em decorrência das manifestações de diversas naturezas recebidas e a implementação de medidas concretas hábeis a transmudar números em ações efetivas”, apresentado pelo Juiz Auxiliar da Ouvidoria-Geral da Justiça Eduardo Novacki; 

- “Incremento da produtividade de magistradas e magistrados durante a pandemia e a percepção dos profissionais e dos jurisdicionados”, palestrado pelo Ouvidor-Geral do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), Desembargador Eduardo Sertório. Na ocasião, Sertório falou sobre o trabalho da Ouvidoria em Pernambuco e a visita que fez às ouvidorias de todo o Brasil: "Nós ouvidores, além de escutarmos as manifestações que nos chegam, temos também que escutar o som ao redor, e escutar o silêncio, temos que entender e interpretar".  

- “Implementação e realização de sessões de julgamento por videoconferência: democratização do acesso aos julgamentos dos Tribunais aos advogados que trabalham em regiões distantes das suas sedes”, ministrado pelo Ouvidor-Geral do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministro Sérgio Kukina. 

A realização de webinários visam dar efetividade à missão institucional da Ouvidoria-Geral, que é a de aproximar o cidadão do Judiciário do Estado do Paraná, e tem como público-alvo ouvidores públicos, profissionais do direito, universitários, bem como o público em geral. 

 

 

Para saber mais sobre o papel da Ouvidoria-Geral ou solicitar atendimento, clique aqui