Notícias

Plenário Virtual: TJPR lançará nova funcionalidade no Projudi


PLENÁRIO VIRTUAL: TJPR LANÇARÁ NOVA FUNCIONALIDADE NO PROJUDI

Ferramenta agilizará a troca de informações entre os Desembargadores e dará mais rapidez aos julgamentos e às sessões, contribuindo para o alcance da Justiça

O “Plenário Virtual”, nova funcionalidade do sistema de Processo Judicial Digital (Projudi), será implantado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) em todos os colegiados de julgamento da instituição. A ferramenta foi desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) com o objetivo de facilitar o andamento das sessões e otimizar a prestação jurisdicional. Nesse Plenário, o julgamento não exige a presença física dos magistrados, já que o conhecimento do teor dos votos de cada um deles e a decisão ocorrerão onlineA utilização da ferramenta foi discutida e aprovada por unanimidade na Sessão do Tribunal Pleno realizada nesta segunda-feira (26/8).

A nova ferramenta permite que, dentro do Projudi, os magistrados acessem os votos dos componentes do quórum, sem a necessidade de levar a questão para a sessão presencial, e, assim, cheguem à decisão mais adequada ao feito. É possível, no ambiente online, indicar se o processo possui uma divergência não resolvida, se é necessário estender o número de participantes na votação e, até mesmo, se a questão será levada para uma nova sessão de julgamento tradicional (presencial).

Uma nova opção de julgamento

O “Plenário Virtual” é uma opção de formato de julgamento à disposição do 2º grau de jurisdição. Ele servirá, principalmente, para a apreciação de questões que não precisam, necessariamente, ser levadas para a sessão presencial, uma vez que não há interesse das partes em acompanhar a votação ou em sustentar oralmente. Assim que um feito for pautado no “Plenário Virtual”, o advogado terá cinco dias para solicitar que o julgamento seja realizado presencialmente.

Treinamento

A atuação dos servidores que trabalham como secretários de sessões e também dos magistrados de 2º grau será fundamental para o sucesso da ferramenta. Em setembro, todos aqueles que atuam nos julgamentos passarão por treinamentos para que se familiarizem com o “Plenário Virtual”, funcionalidade capaz de promover uma prestação jurisdicional mais simples e, também, mais célere.