Notícias

Presidente do TJPR é condecorado pela Presidência da República


PRESIDENTE DO TJPR É CONDECORADO PELA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Chefe da Corte paranaense e presidente do Consepre recebe, do Itamaraty, título de Grande Oficial da Ordem de Rio Branco

Nesta quarta-feira (19/10), foi publicado, no Diário Oficial da União, Decreto admitindo o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargador José Laurindo de Souza Netto, no Quadro Suplementar da Ordem de Rio Branco, no grau de Grande Oficial. A condecoração foi concedida pela Presidência da República pelos serviços prestados ao país. 

“Sinto-me lisonjeado com essa homenagem. É um reconhecimento de todo o trabalho que estamos desenvolvendo no Paraná, para tornar a Justiça cada dia melhor e mais eficiente, e que agora levamos para todos os tribunais estaduais do país com o Consepre”, declarou o chefe da Corte paranaense, que também é presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). 

Ao se tornar Grande Oficial da Ordem do Rio Branco, o presidente do TJPR passa a integrar uma ordem honorífica vitalícia. Instituída pelo Decreto nº 51.697/1963, a honraria é conferida a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que por seus serviços ou por mérito excepcional se tenham tornado merecedores da distinção. 

Além disso, a Ordem do Rio Branco possui o objetivo de, ao distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos da honrosa menção. Intitulada em homenagem ao Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira, a Ordem é formada por cinco classes: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Há, ainda, uma medalha de prata concedida para o reconhecimento de outras contribuições.