Notícias

Presidente Miguel Kfouri Neto anuncia construção do Centro Judiciário do Ahu, em Curitiba

As comemorações dos 120 anos do Tribunal de Justiça, nesta sexta-feira (30), começaram com uma entrevista coletiva do presidente Miguel Kfouri Neto num café-da-manhã com jornalistas. O presidente apresentou o projeto de construção do Centro Judiciário, que deve ser inaugurado em outubro de 2012 e vai reunir as Varas Cíveis que atualmente funcionam no Fórum Cível de Curitiba.

O presidente falou, entre outros temas, sobre orçamento e projetos para 2012, segurança de magistrados, controle externo do Judiciário, atividade cartorial, avanços na implantação do processo eletrônico e investimentos para melhorar as condições de atendimento à população no 1º Grau de Jurisdição. "Temos a meta de construir 100 mil metros quadrados em dois anos. Quarenta mil metros quadrados já foram contratados. Não teremos mais Fóruns em condições precárias no Paraná", afirmou.

A importância da transparência do Judiciário foi ressaltada pelo presidente. "Nesses 120 anos nosso Tribunal é estável, transparente e será cada vez mais aberto ao povo. Em setembro instalamos nossa Ouvidoria, que tem recebido diariamente cerca de 300 consultas e reclamações. Quanto mais vias o cidadão tiver para reclamar, melhor. O Poder Judiciário não pode ficar encastelado. Tem que dialogar com a população", disse.

Os avanços na implantação do sistema de processos eletrônicos também foram destacados por Miguel Kfouri Neto. "Somos o Tribunal no País que tem mais processos eletrônicos e o terceiro em critérios gerais de informatização, atrás apenas do Rio de Janeiro e do Distrito Federal. O Paraná tem o maior número de advogados cadastrados no sistema de processos eletrônico: 24,3 mil. Neste ano já tivemos 286.801 sentenças em processos eletrônicos", relatou.

A informatização tem ajudado a melhorar a produtividade dos julgamentos de recursos pelos desembargadores do Tribunal. "A produtividade do nosso Tribunal é muito boa, com 110 mil recursos julgados neste ano, uma das mais elevadas do País", apontou.

O presidente comentou a ênfase da administração do Tribunal no 1º Grau de Jurisdição. "Até o final do ano teremos instalado 41 varas e mais uma comarca, a de Marmeleiro. Preenchemos 70 vagas de juiz e há outras 34 em fase de preenchimento. A instalação de Varas prioriza áreas de maior demanda pela população – Infância e Juventude, Crime e Família. Vamos instalar mais cinco Varas Cíveis e mais duas unidades dos Juizados Especiais em Curitiba; uma Vara de Execuções Penais em Cruzeiro do Oeste, onde há um presídio; uma segunda Vara Cível em Campo Largo; a 2ª Vara Cível de Arapongas; uma Vara da Infância e Juventude em Marechal Cândido Rondon; uma Vara da Fazenda Pública em São José dos Pinhais, onde há um grande número de execuções fiscais; e a 2ª Vara da Família em Cascavel. Somos um Poder preocupado em prestar o melhor atendimento à população", afirmou.