Notícias

Presidente Miguel Kfouri Neto participa do lançamento do programa Paraná Seguro

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Miguel Kfouri Neto, participou na manhã desta terça-feira (16) do lançamento do programa Paraná Seguro. O evento foi capitaneado pelo governador Beto Richa e pelo secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César. O programa visa reestruturar o sistema de segurança pública no Paraná e prevê, entre outras ações, a contratação de policiais, a compra de viaturas, armas, munição e equipamentos, construção e revitalização de batalhões, delegacias e sedes do IML, capacitação profissional, fortalecimento das corregedorias, criação da ouvidoria da polícia e a criação do novo Fundo de Segurança Pública.

 

O objetivo do programa Paraná Seguro é aumentar o policiamento nas ruas e melhorar o atendimento à população, que, por meio dos Conselhos Comunitários de Segurança, poderá participar da definição de prioridades e desenvolver campanhas educativas. A implementação do Paraná Seguro será financiada com recursos do Tesouro estadual, repasses da União e créditos do BNDES. 

 

Para dar suporte às medidas anunciadas pelo governador, o orçamento da Secretaria da Segurança Pública vai passar de R$ 1,5 bilhão para R$ 2 bilhões no atual exercício, e poderá dobrar até 2014, quando todas as fases do programa Paraná Seguro devem estar implementadas. O governo também vai propor a criação do Fundo Estadual de Segurança Pública para financiar as ações.

De imediato, serão admitidos 2 mil aprovados no concurso da Polícia Militar realizado em 2009. Deste total, 500 irão formar a unidade responsável por fiscalizar a região de fronteira, o chamado Batalhão de Fronteira. O governo também vai contratar com urgência 670 aprovados para o cargo de investigador no último concurso da Polícia Civil, realizado no ano passado, e abrir concurso para preenchimento de 40 vagas de delegados. Com o reforço, todas as comarcas do Paraná passarão ter delegado de polícia.