Notícias

COVID-19: TJPR registra quase meio milhão de atos praticados em 20 dias de teletrabalho


COVID-19: TJPR REGISTRA QUASE MEIO MILHÃO DE ATOS PRATICADOS EM 20 DIAS DE TELETRABALHO

Poder Judiciário paranaense não para e utiliza a tecnologia para a manutenção de suas atividades jurisdicionais

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) registrou 491.562 atos praticados nas duas instâncias do Poder Judiciário estadual nos 20 primeiros dias de trabalho remoto. O empenho de magistrados, servidores, colaboradores e estagiários garante a efetividade da prestação jurisdicional em todo o Estado. O 1º e o 2º Graus do Judiciário paranaense têm conseguido manter altos índices de produtividade.

De 13 de março até 1º abril deste ano, o 1º Grau de Jurisdição atingiu a marca de 472.185 atos praticados, divididos entre sentenças, decisões interlocutórias e despachos. Já no 2º Grau tivemos 19.377 atos, dos quais mais da metade, 10.671, foram decorrentes de julgamentos colegiados virtuais.

Nesse mesmo período, foram distribuídas 74.864 novas ações em todo o Paraná e, ao mesmo tempo, 103.296 ações foram arquivadas, ou seja, deixaram o “estoque” de processos judiciais do TJPR.

Se comparado com os dados dos 13 dias iniciais, em que 318.548 atos foram praticados, houve um aumento de mais de 54% na produtividade das duas instâncias, somente nesta última semana.

 

Continuidade da prestação jurisdicional por meio da tecnologia

As iniciativas aplicadas pelo TJPR em todo o Paraná utilizam a tecnologia em prol do andamento processual e asseguram a continuidade da prestação jurisdicional por meio de ferramentas virtuais de trabalho.

Os números espelham o compromisso assumido pelo TJPR de manter a normalidade de suas atividades durante este período excepcional de crise decorrente da pandemia da COVID-19. E, ao mesmo tempo, colabora com o isolamento social para frear a rápida e crescente propagação da doença.

 

Confira os dados mais recentes sobre a produtividade da Justiça paranaense:

*Fonte: NEMOC e Departamento Judiciário do TJPR.