Notícias

Programa 5+5s no 1° Grau contribui para condições de trabalho adequadas em União da Vitória


PROGRAMA 5+5S NO 1° GRAU CONTRIBUI PARA CONDIÇÕES DE TRABALHO ADEQUADAS EM UNIÃO DA VITÓRIA

No ano de 2017, além do Departamento do Patrimônio e da Corregedoria-Geral da Justiça, 11 Unidades do 1º Grau de Jurisdição implantaram o Programa

Com a implementação do Programa 5+5S na Comarca de União da Vitória, entre os dias 2 e 6 de julho de 2018, avançou-se, mais uma vez, na consecução da Meta Interna n° 2 - Institucional do Plano de Ação da Corregedoria-Geral da Justiça para o biênio de 2017/2018.

Sob orientação da Diretora do Departamento da Corregedoria-Geral da Justiça, Anelisa Martin Batista, e da servidora Lucineli Rodrigues Saldanha Kuster Gonçalves, mais de 60 pessoas, entre Magistrados, Servidores e Estagiários implantaram, com êxito, o Programa nas seguintes Unidades da Comarca: Direção do Fórum, 1ª e 2ª Varas Criminais, 2ª Vara Cível e Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública.

Segundo o Magistrado Emerson Luciano Prado Spak, Juiz Diretor do Fórum, "os resultados obtidos com o Programa 5+5s da Corregedoria-Geral da Justiça superaram as expectativas. Embora já soubesse o escopo do Projeto, surpreendeu a forma como ocorreu a capacitação realizada pela equipe da Corregedoria, bem como o profissionalismo durante os trabalhos desenvolvidos nas respectivas Unidades. Seguramente, a conscientização dos servidores e a alteração das rotinas administrativas propiciarão eficiência e economia no uso dos bens públicos”.

A Magistrada Leonor Bisolo Constantinopolos Severo, Juíza de Direito da 2ª Vara Cível, também ressaltou que, com a implantação do Projeto, aprendeu “a descartar tudo o que é inútil, desnecessário e perigoso, de forma fácil, correta, segura e divertida”.

Leila Dambros, servidora do Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública, comentou que “a implantação do Programa 5+5S na Serventia do Juizado Especial foi de grande valia para a organização e eficiência na prestação jurisdicional da Vara. O Projeto foi implantado de forma rápida, organizada e dinâmica, de modo que todo material não utilizado foi reaproveitado ou removido da Unidade. Isso nos trouxe de imediato uma melhoria no ambiente de trabalho. Estamos nos empenhando para seguir as diretrizes do Programa para que ocorram menos falhas humanas e tenhamos maior facilidade para encontrar e solucionar problemas, evitando o retrabalho e, ainda, proporcionando melhor utilização e economia de material”.

O Programa 5+5S, além de promover a melhoria do ambiente de trabalho e o cuidado com a saúde e a segurança de todos que prestam serviços para o Poder Judiciário, alinha-se às diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Incorporado às rotinas diárias, o Programa cria a consciência sobre a importância de se trabalhar em meio saudável.

A promoção de gestão de qualidade e de um ambiente de trabalho digno e adequado é uma das metas da Corregedoria-Geral da Justiça, que, a exemplo de outros projetos de qualificação e capacitação dos Magistrados e Servidores (ProServidor, Academia da Magistratura, CGJ Qualifica, entre muitos), é voltada à priorização e aperfeiçoamento do 1° Grau de Jurisdição.

No ano de 2017, além do Departamento do Patrimônio e da Corregedoria-Geral da Justiça, 11 Unidades do 1º Grau de Jurisdição implantaram o Programa.

Neste ano, 28 Unidades do 1º Grau de Jurisdição já participaram do Projeto e outras 11 aguardam conforme o Cronograma de Implantação disponível na página do Projeto no site da Corregedoria-Geral da Justiça.

Mais informações sobre o Programa 5+5S pelo telefone (41) 3200-3692.

Confira, a seguir, as fotos da implantação do Programa nas Unidades da Comarca de União da Vitória: