Notícias

Programa Justiça ao Torcedor estará presente no Atletiba deste sábado

O programa Justiça ao Torcedor estará presente no Estádio Major Couto Pereira neste sábado (27), quando será disputada partida entre o Coritiba e o Atlético. O 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ivan Bortoleto, designou o juiz Daniel Ribeiro Surdi Avelar para atuar no Juizado no Atletiba.

O Justiça ao Torcedor, fundamentado no Estatuto de Defesa do Torcedor (Lei nº 10.671, de 15 de maio de 2003), trabalha em três eixos: o primeiro é um trabalho preventivo com integrantes de torcidas organizadas, no sentido de evitar condutas delituosas nos estádios de futebol de Curitiba; o segundo, visando garantir os direitos do torcedor; e, o terceiro, a adequada execução das penas alternativas aplicadas aos torcedores infratores.

O projeto Justiça ao Torcedor é uma iniciativa da 2ª vice-presidência do Tribunal de Justiça, responsável pela supervisão dos Juizados Especiais. "A intenção é criar uma cultura de paz e acabar com a sensação de impunidade, que estimula atitudes violentas de torcedores", explica o desembargador Ivan Bortoleto.

No âmbito criminal, os detidos por envolvimento em infrações serão imediatamente levados à presença de um juiz, indiciados e processados. Além do juiz, o posto do Juizado terá também representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública.

O posto do Juizado no Couto Pereira vai atender imediatamente casos de contravenções num raio de até 5 quilômetros do estádio. O posto começará a funcionar às 16h, duas horas antes da partida, e suas atividades serão encerradas depois de atendidas todas as ocorrências do dia.