Notícias

Programa Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola completa 25 anos


PROGRAMA JUSTIÇA E CIDADANIA TAMBÉM SE APRENDEM NA ESCOLA COMPLETA 25 ANOS

Evento de comemoração será realizado na próxima quarta-feira, às 9h30, no TJPR, e Magistrados, Servidores e Estagiários estão convidados

Na próxima quarta-feira (8/8), será realizado um evento comemorativo aos 25 anos do “Programa Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola”. A iniciativa, criada pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) em 1993, já atendeu mais de 6 milhões de crianças em todo o país.

Desenvolvido pelo Desembargador Roberto Portugal Bacellar, atualmente o programa é coordenado pela 2ª Vice-Presidência e tem como objetivo facilitar e difundir o acesso à Justiça, através da divulgação de noções básicas sobre direitos e cidadania às crianças do ensino fundamental de escolas da rede pública.

O evento será realizado no auditório do Pleno, localizado no 12º andar do prédio Anexo ao Palácio da Justiça, às 9h30. Todos os magistrados, servidores e estagiários do TJPR estão convidados. Ainda devem participar da celebração a Banda da Polícia Militar, além de crianças de escolas municipais que estão participando da edição do programa em 2018.

Sobre o Programa

A iniciativa é desenvolvida em 4 fases. Na primeira delas, as escolas participantes recebem o material de apoio: são duas cartilhas explicativas, em formato de quadrinhos, para as crianças, e manuais para auxílio dos professores. A partir daí as próprias instituições de ensino desenvolvem atividades didáticas.

Na segunda fase, a turma recebe a visita de um magistrado, um promotor de Justiça e um advogado, todos voluntários, que além de explicarem os seus papéis na sociedade, esclarecem questões sobre cidadania e Justiça. Na terceira etapa, são as crianças que vão até as unidades do Judiciário, numa visita guiada. Por fim, na última etapa, as escolas desenvolvem atividades culturais com todo o conteúdo aprendido e, também, um concurso de redações, premiadas com medalhas do programa.

Texto: 2ª Vice-Presidência.