Notícias

Programa “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola” desenvolve ação de cidadania em escola da rede pública de Curitiba


PROGRAMA “JUSTIÇA E CIDADANIA TAMBÉM SE APRENDEM NA ESCOLA” DESENVOLVE AÇÃO DE CIDADANIA EM ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE CURITIBA

Ação realizada em parceria com o Rotary Clube atendeu centenas de pessoas com ações de saúde e bem-estar

Com o apoio do Ministério Público do Paraná, do Rotary Clube de Curitiba, da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército de Curitiba, entre outros parceiros, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) promoveu, no último sábado (5/10), uma edição diferenciada do Programa Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola. Na ocasião, os mais de 900 alunos da Escola Municipal João Amazonas, localizada no bairro Campo do Santana, em Curitiba, puderam participar de um evento que ofereceu oficinas de saúde, bem-estar e atividades de recreação.

A iniciativa, que visa promover ações com a comunidade escolar e sociedade local, baseadas na ética, civismo, direitos humanos e inclusão social, atingiu não só as crianças e adolescentes, como seus pais e familiares. Na área da saúde os voluntários distribuíram informações sobre higiene bucal, diabetes, pressão, visão e hepatite, registrando mais de mil atendimentos. Além disso, foram realizadas atividades de dança, cortes de cabelo, recreação, plantio de árvores e oficina de pintura. Foram doados 619 livros infantis para biblioteca da escola.

O evento faz parte do projeto “Construindo valores na escola e na sociedade”, desenvolvido pelo Rotary Clube, em apoio ao Programa do TJPR “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola”. O objetivo é reunir esforços para contribuir com o processo de aproximação das instituições de ensino com os pais ou cuidadores de crianças matriculadas nas escolas públicas, com intenção de buscar a igualdade de oportunidades, efetivando a cidadania e contribuindo para uma sociedade mais justa.

A intenção dos envolvidos é realizar diversos eventos como esse, buscando parceria com outros clubes e entidades sem fins lucrativos (inclusive os locais), para promover ações envolvendo oferta de serviços com o fim de integrar os pais e a escola, evitando o abandono escolar, notas baixas, drogadição, violência, dentre outros.