Notícias

Programa Justiça no Bairro realiza mais de 5 mil atendimentos em Cascavel

Realizado no último final de semana em Cascavel, o Programa Justiça no Bairro conseguiu atingir outras 11 Comarcas, Assis Chateaubriand, Campina da Lagoa, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Corbélia, Foz do Iguaçu, Guaíra, Matelândia, Quedas do Iguaçu, Toledo e Ubiratã, totalizando 503 processos e mais de 5.500 atendimentos.

As audiências realizadas atingiram processos em trâmite e uma grande demanda reprimida, absorvendo diversas áreas do direito, possibilitando que os brasiguaios conseguissem o sonho da cidadania brasileira, com a efetiva participação do Consulado do Brasil no Paraguai e do Cartório do 1º Ofício do Registro Civil de Cascavel, que propiciaram a expedição da certidão consular e certidão de nascimento, respectivamente.

Foram realizados mais de 40 laudos de insanidade mental de réus presos e soltos, permitindo assim grande economia ao Estado, que não precisará providenciar o deslocamento desses presos para a realização de exame em Curitiba. "Esta empreitada teve sucesso graças a participação dos médicos do Complexo Médico Penal, Arnaldo de Castro Palma e Ivan Pinto Arantes; da Prefeitura Municipal de Cascavel, através da Drª Marisabel da S. Morocini e Keli Dalla Valle; do 15º Batalhão Logístico de Cascavel, através dos médicos Reinaldo Alexandre de Carvalho Massucio, Marcio Eduardo Ouriques Couto e Roberta Petrauskas, além das assistentes sociais da Prefeitura Municipal de Cascavel, psicóloga e estagiários da FAG", registrou a desembargadora Joeci Machado Camargo, coordenadora do Programa.

"Além da dedicação dos médicos mencionados, merece destaque o trabalho primoroso dos servidores do Poder Judiciário e voluntários, além dos acadêmicos de Direito das Faculdades FAG, Univel, Unipar e FAE, professores, coordenadores de curso e advogados voluntários", acrescentou ela.  Participaram do evento os Juizes Moacir Antônio Dala Costa e Helder Taguchi de Curitiba, Fernanda Travaglia Macedo, Murilo Gasparini e Luiz Valério dos Santos, de Cascavel, Daniela Pallazzo Chede, de Matelândia, Rafael Luis Brasileiro Kanayama, de Ubiratã, e a promotora de Justiça Carolina Chiamurela de Cascavel. 

A desembargadora Joeci manifestou agradecimentos especiais à FAG, que sediou o evento disponibilizando atenção e funcionários para que o evento alcançasse  o devido sucesso, à Prefeitura Municipal de Cascavel e ao 15º BLOG, na pessoa do Tenente Coronel Alexandre, que colocou à disposição médicos e soldados da corporação, bem como ao Sistema Fecomércio/Sesc Cidadão, que organizou e estruturou o casamento coletivo, além de participar da organização do evento com a equipe do Poder Judiciário e do Instituto Curitiba de Informática. Salienta-se também a participação da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, que se fez presente com os serviços do Paraná Ação, numa parceria que deu excelente resultado. 

O Programa Justiça no Bairro em Cascavel contou ainda com a participação da Rede Globo/Globo Repórter, que fez a cobertura dos trabalhos para o programa que vai ao ar  nesta sexta-feira, 23 de setembro.