Notícias

Programa Pacificar é Divino finaliza terceira turma de capacitação

Visita guiada ao Cejusc do Boqueirão.

PROGRAMA PACIFICAR É DIVINO FINALIZA TERCEIRA TURMA DE CAPACITAÇÃO

Programa já tem casos resolvidos pelos religiosos

Na última sexta-feira (21/7), mais uma turma do curso de Técnicas de Solução Consensual de Conflitos, do programa “Pacificar é Divino”, finalizou a capacitação. Com a formação desses últimos facilitadores, o projeto conclui a segunda fase de desenvolvimento com quase 70 religiosos aptos a realizar sessões de conciliação e mediação dentro de suas instituições.

Além da parte teórica, o programa contempla uma visita guiada aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) para conhecimento da estrutura e reconhecimento dos servidores e magistrados que servirão de referência para a realização do trabalho. Até o momento, pelo menos 30 religiosos já conheceram as estruturas do Poder Judiciário do Paraná e se prepararam para inaugurar os chamados “Espaços Pacificar”, local onde realizarão as sessões.

O primeiro espaço instalado é o da Igreja Evangélica Ágape Church, em Curitiba, que já começou a disponibilizar o serviço à população. O primeiro caso atendido envolveu genro e sogra que finalizaram o atendimento com um acordo, resgatando os laços familiares rompidos.

Um próximo curso para multiplicadores das técnicas de solução consensual de conflitos está previsto para agosto. A capacitação, ministrada apenas para aqueles que realizaram a primeira etapa, pretende formar religiosos que ficarão responsáveis por treinar integrantes de suas próprias instituições.

Momento de Comemoração

Para finalizar oficialmente essa primeira etapa e homenagear a dedicação de todos os religiosos capacitados, no dia 25 de agosto, o TJ-PR realizará uma cerimônia de formatura do Projeto. Todos os participantes, assim como familiares e religiosos, estão convidados a participar do evento, que será realizado no auditório do Plenário a partir das 20h.

Mais informações pelo e-mail: pacificar@tjpr.jus.br.

Texto: 2ª Vice-Presidência.