Notícias

Projeto Combate à Evasão Escolar realiza audiências públicas em Bituruna e General Carneiro


Projeto Combate à Evasão Escolar realiza audiências públicas em Bituruna e General Carneiro
O objetivo dessas ações é conscientizar os pais sobre a importância do retorno dos adolescentes aos bancos escolares para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis
Seg, 15 abr 2019 17:15:03 +0000

Iniciando a agenda das audiências públicas do Projeto de Combate à Evasão Escolar em 2019, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) e a Vara da Infância e Juventude da Comarca de União da Vitória realizaram atividades nos dias 10 e 11 de abril nos municípios de Bituruna e General Carneiro. 

Na oportunidade, o magistrado Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, titular da vara da Infância e coordenador do CEJUSC, prestou esclarecimentos e orientou as famílias dos alunos que estão fora das salas de aula. Destacou, principalmente, a importância do retorno dos adolescentes aos bancos escolares para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

Também participaram da ação as redes locais de proteção da criança e do adolescente, que realizaram o atendimento imediato dos casos. Durante as audiências, os agentes públicos ressaltaram a importância de ações que previnam a evasão escolar, independentemente da existência de processos judiciais.

Ao final das audiências as famílias e os adolescentes participaram também de uma entrevista com a equipe do Poder Judiciário, que busca identificar as causas da evasão escolar, assim como a elaboração de um plano de atendimento de forma particularizada. 

Segundo levantamento realizado pelo projeto Combate à Evasão Escolar, o abandono das salas de aula possui inúmeros motivos, tais como bullying, gravidez, relacionamentos precoces, trabalho infantil, abuso de álcool ou outros tipos de drogas e depressão infanto-juvenil.

Participação

Além da participação da equipe do Judiciário, as audiências contaram com a atuação dos Conselhos Tutelares, do Núcleo Regional de Educação, da Equipe diretiva das instituições escolares, demais integrantes da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente dos municípios, além da 3ª Promotoria de Justiça de União da Vitória, com a presença do Promotor Júlio de Ribeiro de Campos Neto.

Cronograma para o mês de abril

16/04/2019 – audiência pública em União da Vitória, às 13 h, no auditório do Colégio Estadual Túlio de França - Avenida Manoel Ribas, Centro, União da Vitória/PR. Serão atendidos os moradores de União da Vitória, Paula Freitas e Porto Vitória. 

24/04/2019 - audiência pública em Cruz Machado, às 13 h, no auditório da Igreja Luterana – Rua Paulo Hausse, 217, Centro, Cruz Machado/PR.