Notícias

Projeto de Preparação para o Mercado de Trabalho na Comarca de Marechal Cândido Rondon forma 19 jovens

O juiz de Direito da Vara de Família, Infância e Juventude da Comarca, Renato Cigerza, ao lado da equipe que trabalha no projeto.

PROJETO DE PREPARAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO NA COMARCA DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON FORMA 19 JOVENS

Os adolescentes participantes do curso estavam em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto ou em situação de evasão escolar

Nesta quarta-feira (28/11) ocorreu a formatura de 19 jovens que participaram do Projeto de Preparação para o Mercado de Trabalho na Comarca de Marechal Cândido Rondon. O evento foi realizado na sede da Associação Comercial e Empresarial da cidade (ACIMACAR).

Os adolescentes participantes do curso estavam em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto ou em situação de evasão escolar. Por iniciativa da Vara de Família, Infância e Juventude local e em parceria com diversas instituições, o projeto oportunizou aos adolescentes dos municípios de abrangência da Comarca o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades necessárias para sua inserção no mercado de trabalho.

Na ocasião estiveram presentes os alunos, familiares e apoiadores do projeto, incluindo o Juiz de Direito da Vara de Família, Infância e Juventude da Comarca, Renato Cigerza; a Secretária de Educação de Marechal, Marcia Adriana Winter da Mota; o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Marechal, Sérgio Marcucci; a Secretária de Assistência Social do município de Entre Rios do Oeste, Joseli Stein Lerner; o Secretário de Assistência e Finanças do município de Nova Santa Rosa, Ari Schmidt; o Professor coordenador do Curso de Direito da  Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon, Ademir Pedro Klein; o parceiro representante do SESI, Neri Roberto Blac; o Vice-Presidente da ACICAMAR, Ricardo Luiz Leites de Oliveira;  a presidente do Rotary local, Grasielly Raquel Arenhart Von Borstel; e da Educação, Cleuza Maria Reichert e Vera Lucia Zardo Ansolin, respectivamente Diretora Colégio Estadual Frentino Sackser e representante do Núcleo Regional de Educação.

A importância do curso está em efetivar a integração social do adolescente, possibilitando condições mais favorecedoras para seu desenvolvimento pessoal e social. A jovem X.X.X. declarou: “Tudo o que eu aprendi aqui foi muito bom. Na minha opinião, muitos adolescentes deviam fazer esse curso, que é uma oportunidade única e vai ajudar muito futuramente”. A analista judiciária da área de Psicologia, Romilda Guilland, responsável técnica pelo projeto, aponta que, a partir dos resultados alcançados, a comunidade solicita a continuação dos trabalhos, inclusive disponibilizando mais recursos e apoio.

Texto: Equipe de Apoio do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude.