Notícias

Projeto Jovem Aprendiz recebe os primeiros adolescentes

Foto: CGJ

PROJETO JOVEM APRENDIZ RECEBE OS PRIMEIROS ADOLESCENTES

Com possibilidade de expansão a todo o Estado, a iniciativa atualmente concentra-se em Curitiba e Região Metropolitana

Após passarem por Ensino Social Profissionalizante na ESPRO, 20  adolescentes sob medida protetiva de acolhimento institucional, entre 14 e 18 anos de idade, ingressaram nesta quarta-feira (12/9) no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) como aprendizes.

Com carga horária de quatro horas diárias, carteira assinada e bolsa-auxílio custeada por empresas em cumprimento de quota social, os novos aprendizes iniciaram as atividades nos Departamentos do Patrimônio, Econômico e Financeiro, Judiciário e Gestão de Serviços Terceirizados.

A Corregedoria-Geral da Justiça e o Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude (CONSIJ/PR), em parceria com a Escola de Servidores da Justiça Estadual do Paraná (ESEJE), promoveram a acolhida e a ambientação dos adolescentes.

Ainda, a fim de garantir o sucesso do programa de aprendizagem, os Diretores de Departamento passaram por treinamento na última terça-feira (11/9).

A ação é resultado do Termo de Compromisso firmado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná com o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, a Superintendência Regional do Trabalho do Estado do Paraná, o Ministério Público do Paraná, a Madero Indústria e Comércio S.A. e a Associação de Ensino Social Profissionalizante (ESPRO), por meio do qual a empresa Madero comprometeu-se a disponibilizar 50 vagas para adolescentes aprendizes.

Voltado à inserção social de adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica pela aprendizagem, o projeto está em fase de disponibilização de 15 novas vagas, com início previsto para a primeira quinzena de outubro.

Com possibilidade de expansão a todo o Estado, a iniciativa atualmente concentra-se em Curitiba e Região Metropolitana.

Texto: Corregedoria-Geral da Justiça.