Notícias

Projeto “Jovens Promissores” realiza oficinas de educação financeira


PROJETO “JOVENS PROMISSORES” REALIZA OFICINAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Cerca de 20 jovens acolhidos participaram das palestras realizadas em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná

Na última segunda-feira (16/10), o Projeto “Jovens Promissores”, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), por meio de sua 2ª Vice-Presidência, finalizou mais uma fase de ação. Na ocasião, os adolescentes inscritos na segunda turma do projeto participaram de uma oficina sobre educação financeira, oferecida pelo Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR).

O evento, realizado na sede do CRC-PR, foi ministrado pelo conselheiro suplente e voluntário, Luiz Fernando Martins Alves, e acompanhado pelo coordenador do Programa de Voluntariado, Francisco Savi. De forma descontraída, eles mostraram aos jovens os princípios básicos da educação financeira, alertando-os sobre as armadilhas de propagandas e propostas de aquisições mediante pagamento parcelado. Também foram tratados, de forma simples e objetiva, assuntos como os impostos embutidos no salário, que alguns já recebem em função do primeiro emprego, dicas sobre a abertura de contas bancárias, cartões de crédito e poupança, dentre outros temas práticos.

Em um segundo momento, os jovens se dividiram em pequenos grupos e tiveram um bate-papo informal com os voluntários. Nessa etapa, os participantes tiraram dúvidas, expuseram suas preocupações e buscaram aconselhamento financeiro e pessoal, refletindo sobre as condições de autonomia que serão necessárias quando do encerramento das medidas protetivas.

Sobre o Jovens Promissores

A iniciativa, desenvolvida com o apoio do CONSIJ (Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude) e da ESEJE (Escola dos Servidores da Justiça Estadual do Paraná), visa oferecer aos jovens acolhidos ferramentas para sua autonomia, a fim de que, ao atingirem a maioridade, eles tenham as condições necessárias para assumir o protagonismo de suas vidas.

Até o momento os 30 jovens participantes já realizaram visitas guiadas ao TJ-PR, quando conheceram o Museu da Justiça, o Plenário do TJPR, assistiram a sessões de julgamento e, por fim, foram recebidos pela 2ª Vice-Presidente, Desembargadora Lidia Maejima, com quem tiveram uma conversa motivacional e puderam conhecer melhor o projeto.

Em seguida, cada turma participou de 4 círculos restaurativos no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do Centro Cívico. Esses encontros utilizam uma metodologia utilizada pela Justiça Restaurativa, visando estimular a reflexão, a autoestima, o resgate de valores e a criação da identidade do grupo.

Atualmente, os adolescentes recebem capacitações específicas. Além da oficina de educação financeira, até o mês de novembro, serão oferecidos outros cursos temáticos, em conjunto com diversas instituições públicas e privadas, sempre pensando na preparação e no desenvolvimento integral dos jovens.

Ao final, os adolescentes que concluírem a etapa de formação participarão de uma formatura, promovida pelo TJ-PR, e receberão orientações individualizadas para encaminhamento a cursos profissionalizantes e para o ingresso no mercado de trabalho.